Questões de Química do ano 0000

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Química do ano 0000

A Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) é um método muito utilizado pela perícia, principalmente na identificação e quantificação de misturas contendo cocaína, lidocaína, cafeína e benzocaína. Sobre esse método é INCORRETO afirmar que:

As reações de óxido-redução participam direta ou indiretamente de inúmeros processos de grande importância em nossas vidas, como por exemplo a combustão da glicose. É graças a essa reação que nosso organismo obtém energia para realizar as funções vitais. Todas as equações abaixo correspondem a reações de óxido-redução, EXCETO:

A presença de chumbo, bário e antimônio nas mãos de um suspeito é um indicativo que ele disparou arma de fogo, manipulou ou esteve ao lado de quem disparou. A Espectrometria de Absorção Atômica (EAA) é utilizada em diversos laboratórios forenses na determinação desses elementos químicos. Sobre esse método é CORRETO afirmar que:

Nitrato de potássio, nitrato de bário, nitrato de estrôncio, perclorato de potássio e perclorato de amônio são produtos químicos utilizados em pirotecnia como oxidantes. As fórmulas químicas para esses compostos são, respectivamente:

Numa unidade industrial de craqueamento de petróleo haviam dois reservatórios especiais. Um deles continha hidrogênio gasoso, H2 e o outro continha propano, C3H8. Fazendo uso dessas substâncias, um dos técnicos da fábrica preparou um bujão que, ao final, deveria conter uma mistura com 50% de moléculas de cada uma dessas substâncias. No interior do bujão cheio, a pressão final deveria ser 2,0 atm mas, ao enchê-lo, o técnico notou que um dos medidores de pressão usado estava defeituoso. Por esta razão, ele suspeitou que talvez a mistura não estivesse correta e solicitou a ajuda dos técnicos químicos do laboratório de controle de qualidade. Eles analisaram o gás contido no bujão, descobrindo, de fato, que a pressão da mistura gasosa no interior do bujão estava correta: 2,0 atm. Informaram, também, que no interior do bujão, a pressão parcial de H2 era de 0,50 atm. Sendo assim, o técnico da fábrica concluiu que, na realidade, a mistura de moléculas contida no interior do bujão era de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis