Questões sobre Transtornos Mentais Orgânicos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Transtornos Mentais Orgânicos

Sobre a Demência com corpos de Lewy, podemos dizer que:

#Questão 1090015 - Psiquiatria, Transtornos Mentais Orgânicos, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRF - 6ª REGIÃO, Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Medicina (Ramo: Psiquiatria)

Acerca dos transtornos do sono e da vigília, julgue o item a seguir.


Um paciente que se queixa de insônia inicial sem dificuldade para manutenção do sono pode se beneficiar de ramelteona, já que essa é a única indicação formal para o uso dessa medicação.

#Questão 1090016 - Psiquiatria, Transtornos Mentais Orgânicos, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRF - 6ª REGIÃO, Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Medicina (Ramo: Psiquiatria)

Acerca dos transtornos do sono e da vigília, julgue o item a seguir.


Os antidepressivos da classe dos inibidores da receptação da serotonina podem ser responsáveis por queixas de insônia, pois o mecanismo inerente a essa classe de fármacos, além suprimir o sono REM, pode induzir síndrome de pernas inquietas.

Paciente, 47 anos, em tratamento para câncer de mama metastático, com perda expressiva de peso (20% do peso), comparece ao pronto atendimento com quadro de discurso desorganizado e agitação psicomotora há quatro horas. Apresenta-se ao exame físico hipocorada, desidratada, FC = 108 bpm, desorientada no tempo e espaço, marcha atáxica e nistagmo horizontal. Considerando o caso clínico hipotético, qual o tratamento a ser feito?

Considere o quadro clínico a seguir para responder a questão

Três semanas depois de um descarrilamento de trem, um analista de orçamentos de 42 anos se apresentou na clínica de saúde mental. Mencionou que estava envergonhado em procurar atendimento, já que anteriormente tinha sido bombeiro, mas achava que precisava de “uma confirmação de que o que eu estou vivenciando é normal”. Ele relatou que, desde o acidente, vinha se sentindo nervoso e muito ansioso. Tinha alguma dificuldade em focar sua atenção no trabalho e lembranças intrusivas ocasionais de “como o chão tremeu; o ‘estouro’ tremendo e depois os gritos quando o trem tombou”. Revelou que havia falado com cinco colegas de trabalho que também estavam no trem, e três admitiram sintomas semelhantes. Entretanto, eles disseram que estavam melhorando. Ele estava mais preocupado com a frequência dos episódios emotivos, por vezes desencadeados ao ouvir o nome de um amigo machucado com gravidade, mas que, outras vezes, ocorriam “sem razão particular”. Além disso, observou que, quando evacuou o trem, a equipe de resgate lhe deu orientações explícitas sobre para onde deveria se dirigir, e, embora tivesse obedecido, agora se sentia extremamente culpado por não ter voltado para auxiliar no resgate dos outros. Relatou uma modesta redução no apetite e negou perda de peso, mas informou que havia parado com a corrida durante seu intervalo de almoço. Ele teve dificuldade em conciliar o sono. Não se sentia descansado ao acordar. Negou ideação suicida ou qualquer sintoma psicótico. 
O CORRETO diagnóstico para o quadro descrito anteriormente seria: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis