Questões sobre Neuropsicologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Neuropsicologia

Um dos mais importantes testes para avaliação clínica de capacidade intelectual de adultos na faixa etária entre 16 e 89 anos é o 

#Questão 1119010 - Psiquiatria, Neuropsicologia, VUNESP, 2025, UNIFESP, Médico - Área: Psiquiatria da Infância e Adolescência

Assinale a alternativa que descreve corretamente uma característica dos transtornos do neurodesenvolvimento.

As epilepsias podem estar associadas a uma série de quadros psiquiátricos que afetam a qualidade de vida dos pacientes. A presença de comorbidades psiquiátricas, a estigmatização dos pacientes com epilepsia e alterações cognitivas ao longo da vida são os seus principais problemas.

Assinale a afirmativa correta sobre as alterações cognitivas dos pacientes com epilepsias.

Em relação ao Transtorno do Espectro Autista, podemos dizer que:

#Questão 1090052 - Psiquiatria, Neuropsicologia, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRF - 6ª REGIÃO, Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Medicina (Ramo: Psiquiatria)

        Como já observaram os antropólogos, um dos acidentes mentais mais comuns entre os povos primitivos é o que eles chamam de “a perda da alma” — que significa, como bem indica o nome, uma ruptura (ou, mais tecnicamente, uma dissociação) da consciência. Entre esses povos, para quem a consciência tem um nível de desenvolvimento diverso do nosso, a “alma” (ou psique) não é compreendida como uma unidade. Muitos deles supõem que o homem tenha uma “alma do mato” (bush soul) além da sua própria, alma que se encarna num animal selvagem ou numa árvore com os quais o indivíduo possua alguma identidade psíquica. É a isto que o ilustre etnólogo francês Lucien Lévy-Bruhl chamou “participação mística”.

JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos.
Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1964 (com adaptações).

Considerando o texto, o atual Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V-TR) e a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), que inclui diversas observações culturais nos seus capítulos, julgue o item que se segue.


O conceito de idioma cultural de sofrimento compreende as maneiras de expressar sofrimento mental que não necessariamente se enquadram em síndromes e sintomas específicos, mas que proporcionam formas coletivas e compartilhadas de experimentar e falar sobre preocupações pessoais ou sociais.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis