Questões sobre Comportamento Suicida na Psiquiatria

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Comportamento Suicida na Psiquiatria

Margarete, 22 anos, foi internada após tentar suicídio com a ingesta de 40 comprimidos de Captopril e 40 comprimidos de Atenolol pertencentes a sua mãe.
Ao sair da unidade de terapia intensiva, foi solicitado o parecer da psiquiatria.
Nesse caso, avalie se uma boa conduta do psiquiatra inclui os seguintes cuidados:

I. dar alta hospitalar à paciente somente após o risco de nova tentativa suicida ter sido devidamente estimado;
II. o psiquiatra não deve interpretar a motivação da paciente (se manipulação, por exemplo), porém deve basear sua avaliação no mapeamento de fatores protetivos o de risco para suicídio, além, obviamente, da presença ou ausência de um transtorno mental de base;
III. no caso de a paciente relatar ao médico que ainda pensa em suicídio, mesmo possuindo um bom suporte familiar, devido a gravidade do caso, o psiquiatra deve cogitar internação hospitalar.

Está correto o que se afirma em

No contexto da saúde pública, a prevenção do suicídio na comunidade é essencial como cuidado em saúde mental.

Assinale a alternativa que representa uma estratégia com evidência de eficácia para a prevenção primária do suicídio.

#Questão 1090017 - Psiquiatria, Comportamento Suicida na Psiquiatria, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRF - 6ª REGIÃO, Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Medicina (Ramo: Psiquiatria)

        Uma mulher de 32 anos de idade, sem histórico psiquiátrico prévio e sem histórico de uso de substâncias, funcionária pública, vem passando por uma série de mudanças em seu setor de trabalho nos últimos 3 meses, o que tem promovido um aumento significativo de conflitos interpessoais entre os colegas. Há duas semanas, após uma conversa com seu chefe, ela recebeu a notícia de que seria redirecionada para outra área, pois estavam realinhando os processos de trabalho. Essa notícia foi recebida com muita angústia e desespero, pois ela não esperava e não desejava essa mudança. Ficou se sentindo preterida e desvalorizada com a decisão de seu chefe. Desde o ocorrido, passou a apresentar um humor deprimido, choro fácil e sentimentos de desesperança em relação ao seu trabalho e seu futuro. Mesmo insatisfeita, seguiu comparecendo ao trabalho, sem alterações no sono, na alimentação ou na concentração. Porém, dado o sentimento de revolta, começou a chegar atrasada, sair mais cedo e protelar entregas de demandas a ela destinadas. Começou ainda a ter problemas em casa, com muitas brigas com seu marido e filhos, por sua irritabilidade acentuada. Nesse contexto, passou a dirigir em alta velocidade e a colocar o carro na contramão, embora negue ter vontade de morrer ou de se matar. Diante dessa situação, foi levada a atendimento especializado contra sua vontade.

Julgue o item subsecutivo, considerando o caso clínico hipotético apresentado.


Embora nessa situação apresentada a paciente não demonstre um comportamento suicida evidente, situações como a dela estão associadas a maior risco de tentativas e consumação de suicídio.

#Questão 1090026 - Psiquiatria, Comportamento Suicida na Psiquiatria, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRF - 6ª REGIÃO, Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Medicina (Ramo: Psiquiatria)

        A ideologia do racismo propõe a desumanização de um em contrapartida do privilégio do outro. Ele incide no negro no que constitui seu sujeito, seu corpo, sua imagem, que é sistematicamente desvalorizada. Em contrapartida, há um modelo universal que está calcado no branco. Um modelo de beleza, de afirmação da história, das produções universais. As humilhações cotidianas vão produzindo marcas no negro. E, com a negação sistemática do Brasil e do brasileiro em relação ao racismo, esse sujeito também sofre algumas distorções na forma como ele mesmo vê a realidade, questionando se aquilo que vive [o preconceito] é real ou imaginário. O racismo, então, constitui um sujeito que nem sempre dá conta de se apropriar das suas percepções e de acreditar que essas percepções são reais. É aí que o racismo vai produzir suas marcas, lacunas que afetam toda a sociedade. É quase natural, até esperado, que toda vez que eu sair de casa me depare com olhares atravessados, com uma recusa de atendimento, com vigia em um supermercado. A escola também desvaloriza esse sujeito por meio de um ensino que não apresenta a História como ela foi de fato.

Internet:<revistacult.uol.com.br> (com adaptações). 

Considerando o texto acima e o impacto do racismo e da discriminação no diagnóstico psiquiátrico e suas síndromes relacionadas, julgues o item que se segue.


O racismo é considerado um determinante social que influencia diretamente em desfechos psiquiátricos desfavoráveis, como o aumento do comportamento suicida e o transtorno de estresse pós-traumático.

#Questão 1090032 - Psiquiatria, Comportamento Suicida na Psiquiatria, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRF - 6ª REGIÃO, Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Medicina (Ramo: Psiquiatria)

Acerca dos transtornos associados ao uso de álcool, julgue o item subsequente. 


O consumo excessivo de álcool está associado a um risco aumentado de comportamento suicida, devido aos seus efeitos desinibitórios, ao agravamento de transtornos psiquiátricos e ao aumento da impulsividade. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis