Questões de Psicologia da IDECAN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da IDECAN

Jung dá o nome à psicologia analítica, sua teoria da personalidade, que afirma que a combinação causalidade e teleologia, sistema que considera o mundo uma sincronia de relações entre meios e fins, é o traço mais característico da pessoa humana, vista como um ser renascendo, constantemente, na busca de sua perfeição e universalidade. Na formação da personalidade, dá grande importância às nossas origens sociais, afirmando que o ser humano é produto e síntese de sua história ancestral. Levando em consideração sua teoria, relacione os conceitos e definições a seguir: 
1. Ego 2. Inconsciente individual 3. Inconsciente coletivo ou transpessoal 4. Arquétipos 5. Persona 
( ) E a máscara que cada indivíduo traz dentro de si, como maneira de expressão da própria realidade. Através dela, cada indivíduo procura responder às exiçiências sociais e culturais do meio em Que vive. ( ) Unidade e continuidade à personalidade, sendo o centro consciente do ser. É formado pelos pensamentos, pelas recordações, pelos sentimentos.    ( ) Fazem parte desse inconsciente coletivo e se constituem em formas universais de pensamento dotadas de força e de forte carga emocional e afetiva. Eles são produzidos por experiências humanas que se vão acrescentando uma à outra através de gerações. "Eles funcionam como centro de energia de alto nível e produzem, em cada geração, a repetição e a elaboração das mesmas experiências". São exemplos os conceitos mãe, morte, pátria, Deus etc.   ( ) E formado pelas lembranças próprias da raça humana, bem como pela história dos ancestrais préhumanos e animais, que se foram acumulando através dos tempos. É a base de toda a personalidade e dele recebem influência direta o ego e o inconsciente pessoal, bem como as experiências atuais do ser humano.   ( ) É formado pelas ideias reprimidas, esquecidas, bem como por aquelas lembranças, que, sem chegar a ser conscientes, são mais facilmente acessíveis à consciência. 
A sequência correta obtida, no sentido de cima para baíxo, é 

Sobre a psicopatologia, analise as afirmativas a seguir:
I. Os limites da psicopatologia: embora o objeto de estudo seja o ser humano na sua totalidade ("Nosso tema é o homem todo em sua enfermidade." [Jaspers, 1913/1979)), os limites da ciência psicopatológica consistem precisamente em nunca se poder reduzir por completo o ser humano a conceitos psicopatológicos.  lI. A psicopatologia, como ciência, exige às vezes um rigoroso iiiipensamento conceituai, que seja sistemático e que possa ser - comunicado de modo técnico, podendo levar em consideraçoo =a subjetividade em sua prática. (Jaspers, 1979, p. 10)  IlI. Na prática profissional, no trabalho clínico, além da ciência psicopatológica que o clínico deve ter, participam ainda - opiniões instintivas, uma intuição pessoal que nunca se pode comunicar. IV. Em todo indivíduo oculta-se algo que não se consegue conhecer, pois a ciência requer um pensamento conceituai sistemático, o qual cristaliza e torna evidente, mas também aprisiona e limita o conhecimento. Quanto mais conceitualiza, afirma Jaspers, "[ ... ] quanto mais reconhece e caracteriza o típico, o que se acha de acordo com os princípios, tanto mais reconhece que, em todo indivíduo, se oculta algo que não pode conhecer" (Jaspers, 1979, p. 12).
Assinale a alternativa correta.

A história da psicoterapia tem percorrido um longo e complexo caminho à procura de uma definição que contemple sua natureza e essência, envolvendo, necessariamente, os básicos elementos de sua constituição: a relação terapeutacliente-mundo. Sobre a prática da psicoterapia, analise as afirmativas a seguir:
I. Etimologicamente, psicoterapia (do grego therapeia, therapeuein) significa "cura, iniciação, método, ato de curar, tomar conta", assim, entre outros significados, psicoterapia seria "cura da alma". lI. A psicologia foi se transformando em ciência que estuda o comportamento humano, e a psicoterapia em método para acessar as profundezas da mente humana - e não apenas algo destinado aos considerados classicamente doentes. A psicoterapia vai deixando de ser um conhecimento iniciático, para o bem dos doentes, para se transformar numa resposta para todo aquele que desejasse um maior e mais profundo conhecimento de si mesmo. IlI. O que interessa na psicoterapia não é simplesmente atenuar aflições psíquicas em caso de experiências dolorosas, é fazer frente aos problemas psíquicos através do contato psíquico ... A psicoterapia propõe alcançar um desenvolvimento psiquice através do contato interpessoal que permite ao paciente dominar, mais tarde, dificuldades semelhantes, sem a ajuda do médico terapeuta. IV. A psicoterapia não nasce da medicina, não foi dada aos psicólogos pela "generosidade" dos médicos ou da medicina. Na razão em que a psicologia foi se apropriando do seu campo específico de trabalho, se constituindo às suas próprias custas, a medicina e/ou os médicos se viram incompetentes para atuar no campo da psicologia e foram, de algum modo, obrigados a "dar a César o que era de César".
É correto o que se afirma

O documento psicológico constitui instrumento de comunicação que tem como objetivo registrar o serviço prestado pelo psicólogo. Ao emitir laudos, relatórios e pareceres, o que deve ser evitado

Sabemos que a teoria da personalidade é compreendida de diferentes formas. Considerando os diferentes pontos de vista, relacione os seis aspectos básicos da personalidade de acordo com a sua perspectiva correspondente:
1. Psicanalítica 2. Biológica 3. Behaviorista 4. Cognitiva 5. Humanística 6. Interacionista 
( ) Valoriza a natureza espiritual da pessoa; enfatiza a luta pela auto satisfação e pela dianidade.  ( ) Observação das influências inconscientes; importância dos impulsos sexuais mesmo em esferas não sexuais.  ( ) Captura a natureza ativa do pensamento humano; empreaa o conhecimento moderno da psicologia.  ( ) Reconhece que temos diferentes personalidades em diferentes circunstâncias.  ( ) Pode compelir uma análise mais cientifica das experiências de aprendizagem que modelam a oersonalidade.  ( ) Enfoque nas tendências e nos limites impostos pela herança biológica: pode ser facilmente associada com a maioria das outras abordaaens.
A sequência cooeta obtida, no sentido de cima para baixo, é 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis