Questões sobre Teorias e Técnicas Psicoterápicas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Teorias e Técnicas Psicoterápicas

Deprimida após sair de um relacionamento conjugal abusivo, Lia foi encaminhada para uma psicoterapia de grupo voltada para mulheres vítimas de violência. À medida que frequentava os encontros, Lia conheceu mulheres que recuperaram a autoestima e a autonomia para cuidarem de suas vidas e passou a acreditar em sua própria capacidade de superação.
O fator terapêutico envolvido nessa mudança é:

 A Gestalt Terapia foi criada pelo médico alemão Frederick S. Perls (1893-1970) em 1951. Perls atuou como psicanalista até 1941. Com relação a Gestalt, assinale a alternativa INCORRETA.
Fonte: Livro Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia

Assinale a alternativa CORRETA. Uma família está sendo acompanhada por um psicólogo de abordagem sistêmica, para lidar com a perda de um filho que suicidou. Uma das estratégias a ser adotada por esse terapeuta é:

Sobre os princípios que devem ser empregados como norteadores na composição de um grupo ou no agrupamento (Yalom & Leszcz, 2006), analise as assertivas e informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo, e a seguir marque a alternativa que apresenta a sequência correta:

( ) Pacientes ansiosos por envolvimento e que se arriscam na exposição a riscos sociais atrapalharão o trabalho de grupo.
( ) Os pacientes repaginam seus padrões de relacionamento peculiares dentro do microcosmo grupal.
( ) Um paciente que seja rigidamente dominador, constitui uma característica sugestiva de possível papel de vestal para o trabalho do grupo.
( ) Os pacientes que são menos confiáveis, menos altruístas ou menos cooperativos possivelmente encontrarão barreiras com a exploração e com o feedback interpessoal.
( ) Variáveis relacionadas à personalidade e ao apego são apontadores mais importantes do comportamento no grupo do que o diagnóstico. 

O terapeuta que trabalha com Psicoterapia Breve avalia que seu cliente tem o direito de escolher um tratamento adequado ao seu desejo. A flexibilidade para o enquadre é uma característica que o terapeuta de Psicoterapia Breve precisa possuir. Acreditar que existe apenas uma forma de trabalhar e que o paciente deve se adequar ao estilo do terapeuta são fatores limitantes para entrar na seara da Psicoterapia Breve. A possibilidade de transitar entre enquadres variáveis é fundamental. Segundo Mauro Hegenberg (2010, p. 116), “um dos grandes problemas da Psicoterapia Breve é que ela responde à necessidade econômica, tanto do serviço público quanto dos seguros de saúde e dos convênios médicos, ou seja, às vezes, ela é indicada em situações impróprias. A questão institucional é apenas parte do contexto. Cada vez mais o paciente, fruto da vida agitada e consumista do atual mundo capitalista e globalizado, não se contenta com um trabalho que não seja pontual e breve, até porque custa dinheiro e tempo. Há pacientes que já fizeram anos de terapia e não mais desejam iniciar novo e longo processo psicoterapêutico”. Com base no texto, marque a alternativa CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis