Questões sobre Psicologia Social e Comunitária

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia Social e Comunitária

Julgue os seguintes itens referentes às conseqüências do abuso sexual e acerca da intervenção nesses casos. Em casos de abuso sexual na infância e adolescência, a intervenção requer proteção à vítima, punição do agressor e atenção terapêutica à saúde física e mental da criança e da família, incluindo o agressor quando ele é um familiar.

Julgue os seguintes itens referentes às conseqüências do abuso sexual e acerca da intervenção nesses casos. As conseqüências psicológicas do abuso independem da idade da criança, duração do abuso, condições em que ocorre, grau de violência ou ameaças envolvido, grau de relacionamento da vítima com o agressor e existência de figuras parentais protetoras.

O reconhecimento do pedófilo ou abusador sexual é difícil porque essa pessoa não tem características físicas, psicológicas ou sociais específicas que possam alertar a criança ou seu responsável. Por outro lado, as evidências do abuso também não são claras ou exclusivas da situação. Considerando esse fato, julgue os itens que se seguem. Geralmente, o agressor, para garantir o acesso à criança, o seu silêncio e a perpetuação do abuso, seduz a vítima, torna-se seu cúmplice, faz promessas e carinhos e oferece presentes, mas pode também ameaçar e usar o poder de autoridade.

O reconhecimento do pedófilo ou abusador sexual é difícil porque essa pessoa não tem características físicas, psicológicas ou sociais específicas que possam alertar a criança ou seu responsável. Por outro lado, as evidências do abuso também não são claras ou exclusivas da situação. Considerando esse fato, julgue os itens que se seguem. A criança abusada com freqüência apresenta comportamento sexualizado, embora tenha dificuldade para falar sobre o ato abusivo.

O reconhecimento do pedófilo ou abusador sexual é difícil porque essa pessoa não tem características físicas, psicológicas ou sociais específicas que possam alertar a criança ou seu responsável. Por outro lado, as evidências do abuso também não são claras ou exclusivas da situação. Considerando esse fato, julgue os itens que se seguem. Ensinar uma criança de três anos a recusar investidas sexualmente abusivas e a relatar o fato pode ser mais eficaz na prevenção do abuso sexual do que treinar os pais a reconhecer possíveis agressores e proteger seus filhos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis