Questões sobre Psicologia da Educação

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Listagem de Questões sobre Psicologia da Educação

#Questão 1057604 - Psicologia, Psicologia da Educação, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Escolar e Educacional

Considerando os estudos de revisão sistemática de literatura sobre a atuação do psicólogo escolar junto ao fenômeno bullying entre os escolares, podemos encontrar as explicações descritas nos itens a seguir.
I. Os dados sugerem que estudantes propensos ao desengajamento moral podem praticar mais bullying quando comparados a estudantes com maior engajamento moral. Os meninos se desengajam moralmente mais do que as meninas, assim como praticam mais bullying.
II. Os fatores cognitivos relacionados ao desengajamento moral devem ser incluídos na discussão do fenômeno, bem como ser considerados nas propostas de intervenção antibullying.
III. O psicólogo escolar deve atuar no ajustamento de conduta dos envolvidos nos conflitos escolares.

Assinale a alternativa correta.

#Questão 1057606 - Psicologia, Psicologia da Educação, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Escolar e Educacional

Considerando o conceito de medicalização das queixas escolares, julgue os itens a seguir.
I. A medicalização da educação pode ser entendida pela expansão da jurisdição médica para o âmbito dos processos educacionais.
II. Inquietações, conflitos, tensões e perturbações que estudantes experimentam e apresentam no cotidiano da sala de aula passam a ser interpretados como doenças, tornando-se a origem do insucesso e do fracasso escolar do(a) estudante.
III. A medicalização refere-se ao poder com que a lógica biomédica adentra a escola e determina os padrões de normalidade dentro da vida escolar.

Assinale a alternativa correta.

   Segundo o Censo Escolar de 2020, a 1.ª série do Ensino Médio é a que a apresenta as maiores taxas de reprovação e abandono. Apenas no ano de 2019, a taxa de insucesso chegou a 19,5%. Na rede pública, esse índice foi de 21,3%. No que se refere ao Ensino Superior, o Censo da Educação Superior 2020 registrou que, do total de alunos que ingressaram no Ensino Superior em 2011, durante o transcurso de dez anos, apenas 40% concluíram o mesmo curso de ingresso. Além disso, 37% dos ingressantes desistiu de seu curso de entrada até o final do 3.° ano.  


Internet: <https://download.inep.gov.br> (com adaptações).


Considerando a realidade do Ensino Médio e do Ensino Superior no Brasil, julgue o item. 


A escola é responsável não apenas pelo desenvolvimento físico e motor do aluno, da linguagem, do pensamento e da socialização, mas também pelo desenvolvimento da personalidade. Ao desenvolvê-la, o indivíduo diferencia-se do outro e compreende paulatinamente as próprias habilidades e características individuais. Trata-se de um processo fundamental para a construção da autopercepção e da autoestima, que, posteriormente, influenciarão a definição vocacional. 

   Segundo o Censo Escolar de 2020, a 1.ª série do Ensino Médio é a que a apresenta as maiores taxas de reprovação e abandono. Apenas no ano de 2019, a taxa de insucesso chegou a 19,5%. Na rede pública, esse índice foi de 21,3%. No que se refere ao Ensino Superior, o Censo da Educação Superior 2020 registrou que, do total de alunos que ingressaram no Ensino Superior em 2011, durante o transcurso de dez anos, apenas 40% concluíram o mesmo curso de ingresso. Além disso, 37% dos ingressantes desistiu de seu curso de entrada até o final do 3.° ano.  


Internet: <https://download.inep.gov.br> (com adaptações).


Considerando a realidade do Ensino Médio e do Ensino Superior no Brasil, julgue o item. 


O elevado índice de evasão no Ensino Superior é reflexo da desigualdade social no País, porque a permanência dos estudantes nessa etapa depende tão somente da capacidade financeira dos alunos: além de custearem os próprios estudos, os estudantes trabalham precocemente para garantir o seu sustento e o de sua família. 

      A universitas constituía uma simples associação de indivíduos, sem o caráter institucional das universidades modernas. Bastava que os alunos estivessem ligados a um mestre e o seguissem. Essa agregação formava a chamada schola, ou “família”. Os alunos seguiam os mestres por todos os lugares, e as aulas poderiam acontecer em qualquer lugar.
Internet: <https://histedbrantigo.fe.unicamp.br> (com adaptações).
Tendo em vista o conceito e a história da universidade, julgue o item.
Para Michel Foucault, os estabelecimentos de ensino, como escola e universidade, da forma como foram estruturados na Modernidade, conformam a sociedade em um modelo panóptico. 

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