Questões sobre Psicologia Clínica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia Clínica

Com base no Manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais (DSM-V) e na classificação internacional das doenças (CID-10), julgue os itens a seguir, a respeito do caso clínico 9A1AAA.

A preservação da interação e a manutenção dos vínculos sociais, mesmo que seja por meio das redes sociais, indicam que Antônia apresenta uma maneira particular e eficiente de lidar com a morte do pai.

A respeito do processo de envelhecimento, julgue os próximos itens.

I Envelhecimento saudável diz respeito ao processo de otimizar oportunidades para a saúde e participação como engajamento continuado na vida.

II O sucesso do processo de envelhecer extrapola a noção de ausência de doença ou manutenção da capacidade funcional.

III O envelhecimento ativo define-se pela habilidade do indivíduo em manter-se fisicamente inserido no meio de trabalho.

IV Aspectos econômicos, comportamentais e particulares podem ser determinantes no processo de envelhecimento ativo.

Estão certos apenas os itens

Considerando o caso clínico 6A1AAA e as contribuições psicanalíticas, piagetianas e o processo de adolescência, julgue os itens a seguir.

I A avaliação do processo de adolescer de Cícero deverá levar em consideração os aspectos individuais, culturais, sociais e o histórico desde o qual se manifesta.

II De acordo com as concepções psicanalíticas, a constituição do esquema corporal de Cícero é efeito intrapsíquico da realidade vivenciada por ele.

III Cícero adota uma identidade ocasional quando está na presença de amigos, o que pode ser explicado por uma possível situação de segurança e autonomia que o grupo provoca nele.

IV De acordo com as contribuições piagetianas, Cícero encontra-se no período das operações formais, apesar de não ter adquirido todos os instrumentos lógicos necessários para enfrentar a vida adulta.

Estão certos apenas os itens

Luiz, 4 anos de idade, acompanhado de sua mãe, compareceu ao ambulatório de saúde mental infanto-juvenil de sua região. A mãe relatou que havia vindo ao ambulatório a pedido da escola, que diz não saber mais como lidar com a criança. “Eles dizem que meu filho não para quieto, não realiza as atividades e não se importa com as outras crianças. Passa boa parte do recreio sozinho, brincando de trem. A professora afirma que ele não brinca nem quer outra coisa…só o bendito desse trem. E disse também que tudo dele é pintado com a cor vermelha. Por vezes, parece que não escuta. Fica no mundo dele. Não reconhece nem as letras do próprio nome” (sic). De acordo com a mãe, esses comportamentos divergem significativamente daqueles que comparecem no âmbito familiar. “Meu filho não parece em nada com esse que relatam. Em casa, brinca com todos os brinquedos, apesar de preferir trens. Desenha e pinta com todas as cores; interage com o irmão; brinca com as crianças do prédio. O que mais me preocupa é que ele segura muito o cocô. Passa 7 dias sem ir ao banheiro. Fica irritado, impaciente, em contrapartida, faz xixi na cama à noite, ao menos uma vez por semana. Demorou a falar. Até hoje, fala umas palavras erradas e troca as letras. Além disso, tem momentos de explosões de raiva. Quando alguma coisa não sai do jeito que ele quer, tem uns acessos de fúria: grita, se joga no chão, bate a cabeça na parede… É um caos. Tentamos não contrariá-lo, pois não sabemos como agir com ele” (sic).

Considerando o caso clínico precedente, o desenvolvimento infantil normal e patológico, o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-V) e a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), julgue os itens que se seguem.

De acordo com o DSM-V, a criança apresenta critérios para transtorno da eliminação.

Um menino de seis anos de idade hospitalizado sofre de um câncer avançado, sem possibilidade de cura, e desconhece seu prognóstico. Os pais, em sofrimento intenso, não sabem como se comportar com o filho internado nem o que fazer em relação ao aniversário da criança, que acontecerá nos próximos dias.

Acerca da atuação da equipe nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Se os pais vivenciarem o luto antecipado, isso tornará o sofrimento ainda maior quando acontecer o óbito da criança.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis