Questões sobre Psicologia Clínica

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Listagem de Questões sobre Psicologia Clínica

Um dos motivos que leva o idoso ao consultório do psicólogo é a depressão, que, ao ser investigada, revela as dificuldades do idoso em lidar com situações de perdas específicas. Julgue os itens a seguir, referentes à clínica cognitivo-comportamental com o idoso.

Diante da aposentadoria, o paciente deve ser estimulado a procurar outras ocupações que possam lhe trazer alguma realização. Geralmente, a auto-estima da pessoa está abalada por não se sentir útil ou produtivo. A terapia visa explorar novos valores pessoais.

Julgue os itens seguintes, acerca da clínica cognitivocomportamental da terceira idade.

O terapeuta cognitivo-comportamental orientará a família em relação a questões como excesso de crítica ou de proteção que prejudicam o idoso. A família pode colaborar na aplicação de algumas técnicas, como dessensibilização sistemática, exposição a situações evitadas e reforço positivo. Os pacientes com demência senil despertam nos familiares sentimentos ambivalentes, pois o cuidado diário gera cansaço físico e emocional. Nesse caso, é recomendado que a família seja poupada em relação à participação no tratamento.

Julgue os itens seguintes, acerca da clínica cognitivocomportamental da terceira idade.

O terapeuta cognitivo-comportamental fornece subsídios para que o paciente possa lidar melhor com seus problemas de saúde. Diante das doenças crônicas, como cardiopatias e diabetes, as técnicas de reestruturação cognitiva levam o cliente a perceber que, muitas vezes, seus problemas não são tão limitadores ou humilhantes quanto ele acredita. Nesses casos, o terapeuta deve ter uma atitude empática com as dificuldades enfrentadas, mas deve reforçar positivamente as mínimas potencialidades do cliente e motivá-lo para o que pode fazer.

Julgue os itens seguintes, acerca da clínica cognitivocomportamental da terceira idade.

Ao atender o idoso, o terapeuta cognitivo-comportamental não se detém aos acontecimentos que cercam o processo do envelhecer, considerando que o bom resultado da terapia, independentemente da fase da vida do paciente, está associado ao desempenho eficaz de duas técnicas fundamentais: persuasão verbal e modelação, que criam e fortalecem as expectativas de auto-eficácia, promovem o enfrentamento de situações e a ocorrência de ganhos de desempenho.

Após um ano do processo de separação, um casal buscou uma terapia familiar, preocupado com as conseqüências do rompimento sobre seus filhos, Pedro e Rui. A mãe, bastante deprimida, concedeu ao pai a guarda dos filhos, que passaram a morar com ele, a madrasta e o filho dela, que tem a mesma idade de Rui. Os pais receberam da escola a informação de que Rui estava com dificuldades de acompanhar as aulas e, caso seu desempenho não melhorasse, ele não teria condição de passar para a próxima fase do ensino fundamental.

Em cada um dos itens a seguir, são apresentadas considerações acerca da atuação do terapeuta familiar frente à situação hipotética apresentada acima, seguida de uma assertiva a ser julgada.

O terapeuta realizará sessões com a família substituta de Rui, recebendo, individualmente, cada membro, irmão, pai, madrasta e seu filho. Nessa situação, o terapeuta deverá considerar relevante trabalhar as dificuldades de ordem intrapsíquica individuais, para, em seguida, efetivar o trabalho direto com as necessidades da família e do meio ambiente. Dessa maneira, verificará como ela se constrói e se há a necessidade de se redefinirem papéis e tarefas de cada membro da família.

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