Questões sobre Políticas Públicas de Saúde Mental

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Políticas Públicas de Saúde Mental

De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde n.º 3.088/2011, a RAPS é composta por diferentes pontos de atenção. Avalie as afirmativas a seguir sobre esse assunto.

I- A atenção residencial de caráter transitório é composta pela Unidade de Acolhimento e pelos Serviços de Atenção em Regime Residencial.

II- A Equipe de Consultório na Rua compõe o serviço de atenção secundária, oferecendo atenção psicossocial especializada às pessoas em situação de rua que precisam do CAPS.

III- A atenção hospitalar compõe a RAPS com os seguintes pontos de atenção: enfermaria especializada em Hospital Geral e serviço hospitalar de referência para atenção às pessoas com sofrimento mental decorrentes ou não do uso de álcool e outras drogas.

Considerando a portaria supracitada, está CORRETO o que se afirma em

A implantação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) foi fundamental para a progressiva superação do modelo asilar na Atenção à Saúde Mental e no Sistema Único de Saúde, como um todo.
Assinale a opção que apresenta pontos de atenção que integram a RAPS.

No livro “Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) nos CAPS: centro de atenção psicossocial” (2013), produzido pelo Conselho Federal de Psicologia, afirma-se que “Pela relevância do seu lugar na orientação das práticas psicológicas e também na orientação das medidas de assistência em saúde mental, cabe uma reflexão final sobre a questão do diagnóstico e seu papel na construção das ações de atenção psicossocial e, portanto, na construção das intervenções nos CAPS.” Sobre o diagnóstico, a partir do fragmento de texto, pode-se afirmar que:
I - Na clínica da saúde mental, os psicólogos devem construir diagnósticos que se apresentam como ponto de orientação, num percurso a ser construído na história do sujeito.
II - A prevalência do diagnóstico psicopatológico representa um reducionismo e, em última instância, a prevalência do discurso técnico, médico, científico e racional sobre a loucura.
III - O diagnóstico deve somente ser buscado para responder ao psicólogo ou à equipe quem é o sujeito ou qual a sua doença de forma exclusiva.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

“Um homem se humilha Se castram seu sonho Seu sonho é sua vida E a vida é trabalho E sem o seu trabalho Um homem não tem honra E sem a sua honra Se morre, se mata Não dá pra ser feliz.”

Guerreiro Menino (Fagner)


O psicanalista Erik Erikson nos fala de uma “identidade psicossocial”, que é um sentimento subjetivo de identidade que permite que o indivíduo se oriente em relação às outras pessoas, se inserindo no meio sociocultural de forma coerente. Em algumas situações, a falta de trabalho ou perda do emprego compromete esse sentimento e leva ao adoecimento psíquico.


Nessa perspectiva, e ainda considerando a importância da escuta qualificada junto aos pacientes que procuram o CAPS – Centro de Apoio Psicossocial, assinale a alternativa correta. 

O matriciamento ou apoio matricial, formulado por Gastão Wagner Campos (1999), tem estruturado, no Brasil, um tipo de cuidado colaborativo entre a saúde mental e a atenção primária. De acordo com o conceito e a proposta do apoio matricial, avalie as afirmativas a seguir.
I - Os profissionais de diversas especialidades atuam, no matriciamento, de forma independente, fornecendo atendimento individualizado, especializado e de alta performance, uma vez que o usuário do serviço é acompanhado por um profissional de cada vez, que vai elaborar seu parecer individual.
II - O matriciamento ou o apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.
III - O apoio matricial e a equipe de referência são, ao mesmo tempo, arranjos organizacionais e uma metodologia para gestão do trabalho em saúde, objetivando ampliar as possibilidades de se realizar clínica ampliada e integração dialógica entre distintas especialidades e profissões.
IV - A equipe de referência deve encaminhar o paciente ao serviço especializado apenas por informe escrito, passando a responsabilidade do cuidado longitudinal e integral à equipe especializada, que pode oferecer maior cuidado.

Está CORRETO que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis