Questões de Psicologia do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia do ano 2023

Conforme as Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) nos Serviços Hospitalares do SUS, analise a sentença abaixo:
O setting terapêutico criado pela(o) psicóloga(o) na atenção a pacientes hospitalizados e/ou seus familiares tem por princípio garantir um espaço para a escuta do sofrimento psíquico sem desconsiderar as interfaces com os processos biológicos e socioculturais que se apresentam naquele momento (1ª parte). O setting terapêutico não é definido como na atuação clínica convencional, visto que se ampliam o saber/fazer psicológico, fugindo-se dos enquadramentos da psicoterapia convencional e aproximando-se da atenção psicológica integrada aos demais fazeres e aos procedimentos que as equipes de saúde prestam aos pacientes no hospital (2ª parte). Essa escuta clínica da(o) psicóloga(o) hospitalar é ampliada a três diferentes grupos de atenção: pessoa assistida, família e instituição. Essa tríade configura um diferencial importante do trabalho da Psicologia dentro das instituições de saúde, em contraponto com a atuação na clínica, pois o foco central no sujeito adoecido ou em sofrimento preconiza um olhar ampliado à família do paciente como extensão dessa dor emocional e uma necessidade de interação efetiva com a equipe de saúde que acompanha o caso (3ª parte).
Quais partes estão corretas? 

Conforme as Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) nos Serviços Hospitalares do SUS, estes devem, inicialmente, avaliar a condição emocional do paciente e sua condição orgânica do momento, estabelecendo modalidades de intervenção para cada pessoa assistida/família, e considerar:


I. A disponibilidade da pessoa assistida para os atendimentos. Considerar que ele foi ali procurar além de cuidados médicos, saúde mental e, por isso, ele compreende a disponibilidade da(o) psicóloga(o) para uma atenção psicológica, apresentando disposição para os atendimentos.

II. O setting terapêutico, na maioria das vezes, acontece na “beira do leito”, precisando ser adaptado a certas interferências como TV ligada ou pessoas circulando.

III. A dinâmica do contexto hospitalar, que pede nossa flexibilidade metodológica, sendo necessário manter horários definidos, dias marcados (...); tais ações não podem ser alteradas por rotinas no tratamento, como curativos, exames, entre outros.

IV. A presença dos familiares, que também podem estar recebendo atenção psicológica. Nesse sentido, é imprescindível cuidar do sigilo nesses casos.


Quais estão INCORRETAS? 

Segundo as atribuições profissionais do psicólogo no Brasil descritas pelo CFP, analise as assertivas abaixo referentes às atribuições do psicólogo do trabalho:
I. Elabora, executa e avalia, em equipe multiprofissional, programas de treinamento e formação de mão de obra, visando à otimização de recursos humanos. II. Participa de programas e/ou atividades na área de segurança do trabalho, subsidiando-os quanto a aspectos psicossociais. III. Estuda as implicações psicológicas do alcoolismo e de outros distúrbios nas situações de trânsito.
Quais estão corretas? 

Em relação às atribuições profissionais do psicólogo no Brasil descritas pelo CFP, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O psicólogo social é aquele que entende o sujeito desde uma perspectiva histórica considerando a permanente integração entre o indivíduo e o social. ( ) Operar como psicólogo social significa desenvolver um trabalho desde esta perspectiva de homem e da sociedade, possibilitando atuar em qualquer área da psicologia. ( ) O psicólogo social atua junto aos meios de comunicação, assessorando quanto aos aspectos psicológicos nas técnicas de comunicação e propaganda. ( ) Promove estudos sobre características psicossociais de grupos étnicos, religiosos, classes e segmentos sociais nacionais, culturais, intra e interculturais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Considerando o DSM-5, analise as afirmações abaixo:
1. O DSM se propõe a servir como um guia prático, funcional e flexível para organizar informações que podem auxiliar o diagnóstico preciso e o tratamento de transtornos mentais. 2. Trata-se de uma ferramenta para clínicos, um recurso essencial para a formação de estudantes e profissionais e uma referência para pesquisadores da área. 3. O DSM tem sido utilizado por clínicos e pesquisadores de diferentes orientações (biológica, psicodinâmica, cognitiva, comportamental, interpessoal, familiar/sistêmica) que buscam uma linguagem comum para comunicar as características essenciais dos transtornos mentais apresentados por seus pacientes. 4. As informações resumidas no DSM são úteis para todos os profissionais ligados aos diversos aspectos dos cuidados com a saúde mental, incluindo psiquiatras, outros médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, consultores, especialistas das áreas forense e legal, terapeutas ocupacionais e de reabilitação e outros profissionais da área da saúde.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis