Questões de Psicologia do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia do ano 2017

Fatores psicológicos e sociais desempenham papel fundamental no desenvolvimento e na manutenção de alguns transtornos físicos. A psicologia da saúde é um subcampo que foca nos fatores psicológicos envolvidos na promoção da saúde e do bem-estar. A respeito da psicologia da saúde, analise as afirmativas a seguir.

I. Os fatores psicológicos e sociais podem contribuir diretamente para as doenças por meio de efeitos psicológicos do estresse sobre o sistema imunológico e outras funções orgânicas.

II. Se o sistema imunológico estiver comprometido, pode perder a capacidade para atacar e eliminar efetivamente os antígenos do corpo ou até mesmo começar a atacar os tecidos do corpo, um processo conhecido como doença autoimune.

III. A crescente consciência das muitas conexões entre o sistema nervoso e o sistema imunológico tem resultado em um campo de estudo chamado psiconeuroimunologia.

IV. Doenças que podem estar, em parte, relacionadas com os efeitos do estresse sobre o sistema imunológico incluem a AIDS, doenças cardiovasculares e câncer.

Estão corretas as afirmativas

No DSM-5, os transtornos relacionados a substâncias e os transtornos aditivos incluem problemas com o uso de depressores (álcool, barbitúricos e benzodiazepinas), estimulantes (anfetaminas, cocaína, nicotina e cafeína), opioides (heroína, codeína e morfina) e alucinógenos (cannabis e LSD), assim como jogo patológico. Sobre algumas dessas substâncias, analise as afirmativas a seguir.

I. Cafeína: substância psicoativa mais comum por ser legalizada, melhorar o estado de ânimo e diminuir a fadiga. Encontra-se facilmente em muitas bebidas.

II. Cocaína: causa euforia, perda do apetite e estado de maior alerta. A dependência aparece após anos de uso. As mães dependentes dessa droga podem dar a luz a bebês com irritabilidade.

III. Alucinógenos: essas drogas, incluindo o LSD, influenciam a percepção, distorcendo sentimentos, visões, sons e odores.

IV. Opioides: levam a euforia, sonolência e bradipneia. São substâncias analgésicas que aliviam a dor. Os usuários tendem a ser reservados, o que dificulta as pesquisas nessa área.

V. Nicotina: estimula o sistema nervoso e alivia o estresse. O DSM-5 descreve sintomas da abstinência em vez de um padrão de intoxicação.

VI. Anfetaminas: dão sensação de euforia e vigor e diminuem a fadiga. São prescritas a pessoas com narcolepsia e transtornos de déficit de atenção.

Estão corretas as afirmativas

Em milhares de estudos, psicólogos acumularam evidências para ajudar a explicar os transtornos de humor e sugerir maneiras mais eficazes de tratá-los e preveni-los. O pesquisador Peter Lewinsohn e seus colegas (1985, 1998, 2003) resumiram os fatos que em qualquer teoria da depressão deve explicar; são eles:

I. Muitas mudanças comportamentais e cognitivas acompanham a depressão.

II. A depressão é muito difundida.

III. Em comparação com os homens, as mulheres são quase duas vezes mais vulneráveis à depressão maior.

IV. A maioria dos episódios de depressão maior termina por si só.

V. Eventos estressantes relacionados ao trabalho, ao casamento e a relações íntimas muitas vezes precedem a depressão.

VI. A cada nova geração, a depressão está atacando mais cedo (agora com frequência no final da adolescência) e afetando mais pessoas.

Explicam a teoria da depressão as afirmativas

Se a depressão é o “resfriado” dos transtornos psicológicos, a esquizofrenia crônica é o “câncer”. Quase uma em cada 100 pessoas desenvolve esquizofrenia, somando-se às estimadas 24 milhões em todo mundo que sofrem de um dos transtornos mais temidos da humanidade (OMS, 2008). Em tradução literal, esquizofrenia significa “mente dividida”. O termo refere-se não a uma divisão em múltiplas personalidades, mas a uma separação da realidade que se revela em pensamento desorganizado, percepções deturpadas, emoções e ações inadequadas. Em relação à esquizofrenia, assinale a afirmativa INCORRETA.

Assinale a opção que apresenta característica da síndrome de burn out.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis