Questões de Psicologia do ano 2017

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Listagem de Questões de Psicologia do ano 2017

A respeito da implementação de sistemas motivacionais com a participação direta do professor e do aluno, julgue os itens subsequentes. No ambiente escolar, deve-se lançar mão de teorias cognitivas da motivação que deem prioridade ao estudo das crenças, dos valores e das emoções do indivíduo, uma vez que são mediadoras do comportamento e exercem forte influência no processo de aprendizagem.

A respeito da implementação de sistemas motivacionais com a participação direta do professor e do aluno, julgue os itens subsequentes. São funções do psicólogo escolar elaborar e executar procedimentos destinados ao conhecimento da relação professor-aluno em situações escolares específicas, visando, por meio de uma ação coletiva e interdisciplinar, à implementação de uma metodologia de ensino que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento.

Com referência aos processos de aprendizagem e às diferenças individuais para fundamentar a elaboração de procedimentos educacionais diferenciados, julgue os próximos itens. O procedimento a ser adotado pelo psicólogo escolar no caso hipotético de uma aluna diagnosticada e apontada pela professora como disléxica deveria ser o de assumir para si a responsabilidade de ajudar a aluna a superar, na medida do possível, o comprometimento do mecanismo da leitura, da expressão escrita ou da matemática.

Com referência aos processos de aprendizagem e às diferenças individuais para fundamentar a elaboração de procedimentos educacionais diferenciados, julgue os próximos itens. É papel do psicólogo escolar, e somente dele, avaliar e diagnosticar as dificuldades dos alunos dentro do sistema educacional e encaminhá-los aos serviços de atendimento da comunidade, buscando sempre a atuação integrada entre escola e comunidade.

Julgue os seguintes itens com relação ao processo de ensino-aprendizagem, à relação entre professor e aluno e às bases psicológicas da aprendizagem. O psicólogo escolar deve exercer, junto ao professor, o papel de articulador do ensino, com base na premissa de que o aluno se transforma no protagonista do ensino quando o fio condutor dos conhecimentos dos componentes curriculares é deslocado para suas capacidades, seus interesses e sua motivação.

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