Questões de Psicologia do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia do ano 2008

Margarida, de 18 anos de idade, é levada ao psicólogo, após um período de quinze dias de internação, por ter agredido sua mãe com uma faca, determinada em seus gritos a matá-la. Este fato aconteceu no dia seguinte ao casamento da irmã mais velha. Margarida apresenta problemas desde sua infância. Por não ter conseguido dar continuidade ao estudo, a mãe optou por deixá-la em casa. Sem amigos, passa seus dias diante da televisão, recusando-se a sair de casa em companhia de quem quer que seja. Margarida se dizia muito arrependida do que fez, pois amava muito a sua mãe, só não queria mais ouvir aquelas vozes dizendo que ela não prestava e que ninguém a amava.

Com base nessa situação hipotética, o diagnóstico mais provável da psicopatologia de Margarida é

Célia, de 50 anos de idade, busca o setor de saúde do trabalho solicitando ajuda quanto aos cuidados que dispensa à mãe, de 84 anos de idade, que, apesar de andar e falar muito bem, se recusa a realizar qualquer atividade sem o auxílio de uma das duas filhas com quem mora. Célia é copeira de uma empresa, cumprindo jornada de seis horas. Para conciliar o cuidado com a mãe e seu trabalho, procura maximizar seu tempo, impondo uma rígida rotina de higiene e de alimentação à mãe, que insiste em não cumprir, adotando atitudes de rebeldia, com o que Célia se irrita e perde o jeito nos cuidados. Há dois anos as dificuldades só aumentaram, suas saídas se restringem à igreja e ao trabalho, ao qual vem faltando com freqüência queixando-se de insônia. Relata que a irmã mais velha apenas faz companhia à mãe, já que não consegue ajudar no banho, nem é atenta quanto ao horário das medicações, mas é afetuosa com a mãe, o que faz com que Célia se sinta culpada após suas intervenções mais incisivas. A respeito das orientações que o psicólogo pode fornecer à Célia acerca dos cuidados ao cuidador, assinale a opção correta.

Julgue os itens a seguir, com relação aos princípios éticos da psicologia clínica.

Deixar de fornecer ao paciente as informações necessárias para que ele tome suas próprias decisões constitui um desrespeito ao princípio da negligência.

Julgue os itens a seguir, com relação aos princípios éticos da psicologia clínica.

O paternalismo forte caracteriza-se por não levar em conta a autonomia da pessoa, independentemente de sua capacidade ou situação.

Julgue os itens a seguir, com relação aos princípios éticos da psicologia clínica.

Segundo o princípio da autonomia, as pessoas devem ser tratadas como autônomas, e aquelas com a autonomia diminuída devem ser protegidas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis