Questões de Programação da UFSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Programação da UFSC

#Questão 950861 - Programação, Conceitos básicos de programação, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Técnico de Tecnologia da Informação

Considere as seguintes definições relacionadas à programação, com lacunas a preencher, e assinale a alternativa que preencha corretamente as quatro definições, considerando sua ordem no texto.
Em programação, uma __________ é um valor que não muda durante a execução do programa, enquanto uma __________ é um espaço de armazenamento que pode ter seu valor alterado ao longo da execução do programa.
Em programação, a passagem de parâmetro é a forma como um argumento é transmitido para uma função. Existem duas maneiras principais de fazer isso. A passagem de parâmetro por __________ significa que o valor do argumento é copiado para uma nova variável local dentro da função. Qualquer alteração feita na variável local dentro da função não afeta o valor original do argumento fora da função. Em outras palavras, a variável original e a variável local são independentes entre si. A passagem de parâmetro por __________ significa que a função recebe uma referência ao argumento original, não uma cópia dele. Isso significa que qualquer alteração feita na variável dentro da função afeta o valor original do argumento fora da função. Em outras palavras, a variável original e a variável dentro da função são a mesma coisa.

#Questão 950862 - Programação, Programação Orientada a Objetos, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Técnico de Tecnologia da Informação

Considere as seguintes definições relacionadas à programação orientada a objetos, com lacunas a preencher, e assinale a alternativa que preencha corretamente as três definições, considerando sua ordem.
1. __________ é a capacidade de objetos de classes distintas responderem a uma mesma chamada de método de maneiras diferentes. Isso permite que as subclasses redefinam o comportamento de métodos herdados da classe base.
2. __________ é a capacidade de um objeto ter vários métodos com o mesmo identificador, mas com assinaturas de métodos diferentes. Isso permite que os objetos respondam a chamadas de métodos distintos, mas com identificadores idênticos, com base na quantidade e no tipo de argumentos fornecidos.
3. __________ é a capacidade de uma subclasse substituir o comportamento de um método herdado da classe base. Isso permite que uma classe modifique o comportamento de um método para atender às suas próprias necessidades, mantendo a mesma assinatura de método.

#Questão 950863 - Programação, JavaScript, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Técnico de Tecnologia da Informação

Considere o código da função calcular, em JavaScript, a seguir:
function calcular(x) {   if (x > 2) {      return calcular(x - 1);    } else {       return x;    } }
O resultado da sua execução, por três vezes, passando os parâmetros 0, 2 e 100, será, nesta ordem:

#Questão 950864 - Programação, JavaScript, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Técnico de Tecnologia da Informação

Considere o código da função calcular, em JavaScript, a seguir:

function calcular(x) {

    let y = 0;

    let z = x;

    while (z > 20) {

           y = y + 1; z =

           z - 1;

     }

     return y;

}

O resultado da sua execução, por três vezes, passando os parâmetros 0, 20 e 40, será, nesta ordem: 

#Questão 1046771 - Programação, Programação Orientada a Objetos, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Técnico de Tecnologia da Informação

Considere a seguinte lista de procedimentos de alteração de um software orientado a objetos previamente existentes.

I. Inclusão de novas classes, com acréscimo de funcionalidades ao software;
II. Criação de superclasse comum a classes previamente existentes;
III. Migração de atributos ou métodos de subclasse para superclasse;
IV. Remoção de classes para a exclusão de funcionalidades consideradas indesejadas para o software;
V. Remoção de métodos de classes para a exclusão de funcionalidades consideradas indesejadas para o software; e
VI. Particionamento de uma classe existente em duas ou mais classes.

Assinale a alternativa que indica corretamente os itens da lista acima considerados procedimentos de refatoração (refactoring).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis