Questões de Língua Portuguesa da UPE / UPENET / IAUPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa da UPE / UPENET / IAUPE

Para desenvolver a competência leitora dos aprendizes a partir de diferentes gêneros textuais, é necessário ampliar esses procedimentos através de estratégias de leitura. Leia as seguintes estratégias de leitura e analise as que estão construídas devidamente.

I. Leitura colaborativa - o professor lê um texto com a classe e, durante a leitura, questiona os alunos sobre diferentes aspectos relacionados à sua compreensão.

II. Leitura autônoma - os alunos lêem, de preferência, silenciosamente, textos que já dominam, o que estimula a autoconfiança e predispõe favoravelmente o estudante para os outros desafios.

III. Leitura em voz alta - pelo professor, o professor lê, em voz alta, um texto mais longo e complexo, sem levar em consideração as dificuldades dos escolares.

IV. Leitura em grupo - a classe é dividida em grupos para a leitura de um texto. Durante a leitura, os alunos anotam as palavras cujos significados desconhecem ou trechos que apresentam dificuldade.

Assinale a alternativa correta.

Geralmente, a prática de leitura fornece a matéria-prima para a escrita (o que escrever) e também contribui para a constituição de modelos (como escrever). Nesse sentido, é correto afirmar que

Existe um grande número de variedades lingüísticas, conforme apontam os estudiosos. Mas, ao mesmo tempo, que se reconhece a variação lingüística como um fato, observa-se que a nossa sociedade tem uma longa tradição em considerar uma escala valorativa, que leva a tachar os usos característicos de cada variedade como certos ou errados, aceitáveis ou inaceitáveis, pitorescos e cômicos. Partindo desse princípio, assinale a alternativa que não se relaciona com o ensino da variação lingüística.

Pesquisas realizadas mostram que o ensino da gramática nas aulas de Língua Portuguesa como língua materna tem representado um problema constante para os professores de Língua Portuguesa das escolas de 1º e 2º graus. Diante dessa realidade, é incorreto afirmar que o ensino da gramática deve resultar em um trabalho que

A formação do leitor, na escola, busca o desenvolvimento sistemático e progressivo das habilidades de leitura - compreensão, interpretação, inferência e avaliação. Para que isso aconteça, muitos professores utilizam atividades de preparação para a leitura em sala de aula, tais como:

I. A discussão das expectativas e previsões em relação ao texto em função de gênero, do suporte, da apresentação gráfica, do título, do autor, etc.

II. A formulação de hipóteses a respeito de conteúdo do texto, antes de sua leitura.

III. A construção dos conhecimentos prévios necessários à compreensão do texto.

IV. A discussão das atitudes em relação ao tema, ao autor, ao gênero.

Analisando os fragmentos em relação às atividades de preparação para leitura, assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis