Questões de Língua Portuguesa da SENASP

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Listagem de Questões de Língua Portuguesa da SENASP

#Questão 448750 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, SENASP, 2003, Prefeitura de Salvador - BA, Agente de Fiscalização de Trânsito e Transporte

TEXTO III
Leia com atenção

            "Numa vivência rica da língua materna, aprender a escrita, dominar a variante culta e iniciar-se nos valores literários continuam sendo objetivos legítimos e fundamentais. Mas não adianta afirmar a importância desses objetivos como princípio abstrato e depois esvaziá-los na prática, substituindo-lhes algum sucedâneo acanhado: ter acesso à escrita não é apenas aprender a técnica de escrever; dominar a variante culta não é empanturrar-se com a metalinguagem da gramática tradicional; iniciar-se em literatura não é decorar biografia de autores, características de movimento literários ou lista de obras. Não se aprende o que não é vivido, e não se organiza o que não se aprendeu; procuremos dar antes de mais nada à escrita, à linguagem culta e à literatura um caráter de vivência; haverá sempre tempo para fazer da cabeça do aluno um quadro sinótico".
(ILARI, Rodolfo. In Proposta curricular para o ensino de língua portuguesa – 1º Grau. CENP).

07) De acordo com o texto, depreende-se que a língua materna.

#Questão 448752 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, SENASP, 2003, Prefeitura de Salvador - BA, Agente de Fiscalização de Trânsito e Transporte

TEXTO II

Pronominais
Oswald de Andrade

Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
(Obras completas, v. 7 – Poesias reunidas. 4. ed.Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1974)

As questões 05 e 06 referem-se ao texto II. Muita atenção para analisá-lo.

Assinale a opção incoerente com a mensagem contida no texto.

10) Analisando os períodos que seguem, constatamos que a palavra "que" não é conjunção em.

08)Leia os períodos

I – "O Brasil é minha pátria; por conseguinte..."
II – "Esses exemplos são testemunho irrefutável de que o discurso ético se desenvolveu muito na última década, todavia..."

As conjunções que introduzem outras orações, respectivamente, em I e II devem se assim classificadas.

Leia "Existe em nossa civilização um descompasso muito grande entre o progresso científico e tecnológico de um lado, e o progresso moral de outro". (Mário Guimarães Ferri). A função sintática da expressão sublinhada só não equivale a da opção

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