Questões de Português da Quadrix

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Listagem de Questões de Português da Quadrix

#Questão 1057031 - Português, Sintaxe, Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Língua Portuguesa - Edital nº 31

Em relação aos aspectos linguísticos do texto, julgue o item.


O trecho “comunicação e expressão e comunicação em língua portuguesa” (linhas 8 e 9) exerce a função de predicativo.  

#Questão 1057032 - Português, Morfologia, Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Língua Portuguesa - Edital nº 31

Em relação aos aspectos linguísticos do texto, julgue o item.


Na estrutura mórfica das palavras “momento” (linha 15), “conhecimento” (linha 5) e “desenvolvimento” (linha 18), destaca-se o sufixo –mente, formador de substantivos.

#Questão 1057033 - Português, Morfologia, Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Língua Portuguesa - Edital nº 31

Texto para o item.


Magda Soares. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: Marcos Bagno (org.). Linguística da norma. São Paulo: Edições Loyola, 2004, p. 174-175 (com adaptações).



Em relação aos aspectos linguísticos do texto, julgue o item.


Na linha 13, a preposição por, presente no termo “pelas condições sociais, econômicas, culturais”, está sendo usada para introduzir um agente da passiva. 

#Questão 1057034 - Português, Morfologia - Pronomes, Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Língua Portuguesa - Edital nº 31

Texto para o item.


Magda Soares. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: Marcos Bagno (org.). Linguística da norma. São Paulo: Edições Loyola, 2004, p. 174-175 (com adaptações).



Em relação aos aspectos linguísticos do texto, julgue o item.


Se a forma pronominal “se”, em “se define” (linha 12), fosse deslocada para a posição enclítica — define-se —, haveria prejuízo para a correção gramatical da oração. 

#Questão 1057035 - Português, Crase, Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Língua Portuguesa - Edital nº 31

Texto para o item.


Magda Soares. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: Marcos Bagno (org.). Linguística da norma. São Paulo: Edições Loyola, 2004, p. 174-175 (com adaptações).



Em relação aos aspectos linguísticos do texto, julgue o item.


Na linha 10, um dos fatores que explicam o uso do acento grave em “à denominação português” é a presença da preposição a, regida pelo verbo “voltar”.

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