Questões de Língua Portuguesa da FUVEST

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Listagem de Questões de Língua Portuguesa da FUVEST

#Questão 1116944 - Língua Portuguesa, Interpretação de Textos, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

Texto para a questão

Em silêncio

    Precisava de silêncio para pensar, ordenar sua vida e rumos. Juntou poucas coisas, navegou até uma ilha deserta. Mas a gritaria das aves marinhas fundia-se com o farfalhar do vento nas palmeiras, e quando ambos se calavam, batiam inevitáveis as ondas contra as pedras. Silêncio não havia. Tomou suas coisas, voltou ao continente, recolheu-se numa gruta em montanha distante. Embora isolado, logo se viu rodeado de ruídos, pequenos alguns, minúsculos outros, que o aparente silêncio circundante agigantava. Era o gotejar do excesso de umidade, o esvoejar dos morcegos ao anoitecer, o zumbir de um ou outro inseto, um gorjear lá fora, um escavar cá dentro, um rastejar, e o ronco majestoso dos trovões, o estalar dos relâmpagos. Novamente arrebanhou seus poucos pertences. E desceu a montanha, regressou à cidade. As chaves da sua casa tilintavam no bolso, não atendeu ao apelo. Tomou ônibus e metrô, caminhou até a praça mais central. Ali, onde tantos passavam e as buzinas dos carros e os apitos dos guardas e o gritar dos ambulantes e o chamado das sirenes se entrecruzavam, sentou-se. Assim como havia ignorado as chaves, ignorou os sons todos que lhe atingiam a cabeça, esqueceu os ouvidos. E, vagarosamente, começou a descida em seu silêncio interior.

Marina Colasanti. Hora de alimentar serpentes. Global, 2013
No conto, a busca do protagonista está relacionada à tentativa de

#Questão 1134708 - Língua Portuguesa, Interpretação de Textos, FUVEST, 2025, USP, Médico (Especialidade: Clínica Médica)

Em O Perigo de uma História Única, Chimamanda Ngozi Adichie afirma que “Há pouco tempo dei uma palestra numa universidade e um aluno me disse que era uma grande pena que os homens nigerianos fossem agressivos como o personagem do pai no meu romance. Eu disse a ele que tinha acabado de ler um livro chamado O psicopata americano e que achava uma grande pena que os jovens americanos fossem assassinos em série. Bem, obviamente eu disse isso num leve ataque de irritação. Mas jamais teria me ocorrido pensar que, só porque li um romance no qual o personagem era um assassino em série, ele de alguma maneira representava todos os americanos. Não digo isso porque me considero uma pessoa melhor do que esse aluno (...). Já tinha lido Tyler, Updike, Steinbeck e Gaitskill. Não tinha uma história única dos Estados Unidos”.

Nesse livro, como no trecho de O Estado de S. Paulo citadona questão 08, pode-se afirmar que a versão de um fato será tanto mais disseminada quanto

#Questão 1134753 - Língua Portuguesa, Interpretação de Textos, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

A extensão universitária compõe o tripé “ensino-pesquisaextensão”. No entanto, sabe-se que a extensão acaba não tendo a devida atenção e investimento que os outros elementos. Há uma falha nesse entendimento que as universidades, principalmente, públicas precisam resolver. A extensão é o elo entre universidade e sociedade e propicia uma formação adequada ao futuro profissional, que pode, desde a sua graduação, experimentar a prática devidamente supervisionado. Aleixo e Nunomura (2019) apontam a incoerência entre a valorização da pesquisa em detrimento a extensão nas instituições públicas, isso se deve ao fato de apontar para

#Questão 1054930 - Português, Interpretação de Textos, FUVEST, 2022, USP, Professor - Língua Portuguesa

“A prática de leitura de textos deve fazer parte de todas as disciplinas que compõem o currículo escolar”, afirma Maria do Rosário Mortatti Magnani, em Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto (2001).
A autora observa que certos “artifícios” dos livros didáticos, embora mantenham o aluno ocupado, “não propiciam uma visão de totalidade” e não garantem “uma leitura crítica e transformadora da realidade”.
Na área da língua portuguesa, dentre tais “artifícios” a serem evitados pelos livros didáticos, seguindo o raciocínio da autora, identifica-se:  

#Questão 1054931 - Português, Interpretação de Textos, FUVEST, 2022, USP, Professor - Língua Portuguesa

“Diafásica”, denominação cunhada por Eugenio Coseriu, à semelhança dos termos diatópica e diastrática, designa as variedades “estilísticas” entre os diversos tipos de modalidade expressiva. São exemplos, entre outros, de variedades diafásicas as:

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