Questões de Português da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Português da FUNDATEC

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto está citado na questão.


                       Abelhas rebolam para se comunicar; e só fazem isso após ‘aulas de dança’ 




                    (Disponível em: www.revistaplaneta.com.br – texto adaptado especialmente para esta prova).



Considere as seguintes propostas de alteração de palavras do texto:
I. ‘codificam pistas’ (l. 03) por ‘criam códigos’. II. ‘compartilhar’ (l. 08) por ‘fazer o compartilhamento’. III. ‘dominar’ (l. 29) por ‘ter domínio’.
Quais das propostas exigem alteração na estrutura dos respectivos contextos?

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto está citado na questão.


                       Abelhas rebolam para se comunicar; e só fazem isso após ‘aulas de dança’ 




                    (Disponível em: www.revistaplaneta.com.br – texto adaptado especialmente para esta prova).



Analise as seguintes orações retiradas do texto e as assertivas subsequentes a respeito de vozes verbais e sua conversão:

1. Os rebolados de uma abelha codificam pistas. 2. Os pesquisadores colocaram milhares de abelhas quase adultas em incubadoras. 3. O aprendizado social é importante para a comunicação. 4. O teste de aprendizado social exigia uma apicultura elaborada.
I. Todas as frases acima citadas podem ser convertidas para a voz passiva. II. Somente a frase 3 não admite conversão para a voz passiva. III. As frases 1, 2 e 4 tem sujeito agente, portanto, estão na voz ativa.
Quais estão corretas?

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto está citado na questão.


                       Abelhas rebolam para se comunicar; e só fazem isso após ‘aulas de dança’ 




                    (Disponível em: www.revistaplaneta.com.br – texto adaptado especialmente para esta prova).



No período compreendido entre as linhas 29 e 30, ocorre o elemento coesivo ‘mas também’. Sobre esse conector, analise as assertivas a seguir.
I. Estabelece uma relação de conjunção, ligando enunciados que constituem argumentos para uma mesma conclusão no que se relaciona à dança das abelhas. II. Trata-se de um elemento de coesão que expressa ideia de oposição entre os dois enunciados que relaciona. III. É um operador argumentativo que introduz um enunciado de valor conclusivo em relação ao que o antecede.
Quais estão corretas?

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto está citado na questão.


                       Abelhas rebolam para se comunicar; e só fazem isso após ‘aulas de dança’ 




                    (Disponível em: www.revistaplaneta.com.br – texto adaptado especialmente para esta prova).



Analise as seguintes propostas de substituição de elementos de coesão no texto, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A troca de ‘à medida que’ (l. 07) por ‘contanto que’ não implicaria alteração de sentido no contexto. ( ) O uso de ‘a fim de que’ em lugar de ‘para que’ (l. 43) manteria a correção e o sentido no período de ocorrência. ( ) ‘Contudo’ (l. 44) seria correta e adequadamente substituído por ‘Entretanto’.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Sobre o uso de acento gráfico em vocábulos do texto, pode-se afirmar que:
I. Nos vocábulos ‘até’, ‘é’ e ‘células’, a letra ‘e’ recebe o acento agudo em virtude da mesma regra. II. Os vocábulos ‘pássaros’ e ‘ângulo’ são acentuados em razão de regras distintas. III. Se fosse retirado o acento de ‘náufragas’ (l. 38), obter-se-ia palavra também constituinte da língua portuguesa, entretanto, com classe gramatical diferente da que tem nessa ocorrência do texto.
Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis