Questões de Português da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Português da FUNDATEC




Para representar o fonema /j/, existem duas letras: G e J. No texto, temos alguns exemplos: vigilância, gerente, estratégico, gerar, objetivo, já e justiça. Assinale a alternativa que apresenta ambas as palavras grafadas corretamente. 




No texto, temos a palavra “gratuito”. Assim, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A separação silábica de gratuito é: gra – tu – i – to, pois é uma palavra composta por hiato.

( ) A palavra tem dígrafo consonantal.

( ) A pronúncia da palavra é: /gratúito/, assim como “circuito”.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Na frase, “a luta por um modelo de atendimento e serviço gratuito para toda população começou ainda nos anos 70.”, qual figura de linguagem se verifica?




Analise as assertivas abaixo sobre o texto e assinale a alternativa correta.
I. O SUS, ao longo dos seus mais de 30 anos de existência, atende a qualquer cidadão, mesmo os que têm plano de saúde privado.
II. Além de oferecer serviços básicos de saúde, em locais mais distantes dos grandes centros, o SUS proporciona ainda serviços de vigilância e pesquisa.
III. Cidadãos que têm plano de saúde privado não acreditam que sejam beneficiados pelo SUS.

No tocante às relações morfossintáticas, analise as assertivas abaixo a respeito do trecho “Um desses engraçadinhos da internet, provavelmente “das humanas”, sintetizou bem a questão com uma frase irônica: (...)”:
I. “Provavelmente” é um advérbio. Por conseguinte, é um adjunto adverbial.
II. O vocábulo “bem” é um complemento verbal.
III. O verbo “sintetizou” é um verbo transitivo direto.
IV. A expressão “a questão” é um objeto direto, pois começa por preposição.
Quais estão INCORRETAS?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis