Questões de Língua Portuguesa da FADESP

Língua Portuguesa - Interpretação de Textos - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Provas: Técnico de Nível Superior - Administração Técnico de Nível Superior - Astronomia Técnico de Nível Superior - Biblioteconomia Técnico de Nível Superior - Ciências Econômicas Técnico de Nível Superior - Ciências Sociais Téc


O referente do elemento coesivo grifado está incorretamente indicado em
    A) Se antes havia uma preocupação muito maior em relação a "beber mais", hoje, os consumidores estão muito mais atentos à quantidade e à qualidade do que eles ingerem (linhas 1 a 4) – os consumidores de bebidas alcoólicas.
    B) Levando isso em consideração, a Pernod Ricard, dona de marcas como Absolut, Chivas, Jameson e Beefeater, patrocina o programa Na Medida (linhas 11 a 13) – a lei que proíbe o consumo de álcool por crianças e adolescentes.
    C) Promovido na região do sul fluminense, onde a empresa tem uma fábrica, o projeto foi lançado em 2011, em parceria com a ONG Singulares (linhas 13 a 15) – a região sul do Estado do Rio de Janeiro.
    D) As reverberações de participar de um encontro como esse ecoam nos alunos e nos profissionais das instituições escolares que abrem as portas prontamente para nos receber", afirma Hislania Fátima dos Santos Nóbrega, educadora do Na Medida (linhas 24 a 27) – as instituições escolares em que o programa funciona.
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Língua Portuguesa - Crase - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Provas: Técnico de Nível Superior - Administração Técnico de Nível Superior - Astronomia Técnico de Nível Superior - Biblioteconomia Técnico de Nível Superior - Ciências Econômicas Técnico de Nível Superior - Ciências Sociais Téc


A crase não foi representada em
    A) O jeito de consumir bebidas em bares e restaurantes está mudando. Se antes havia uma preocupação muito maior em relação a "beber mais", hoje, os consumidores estão muito mais atentos à quantidade e à qualidade do que eles ingerem (linhas 1 a 4).
    B) Aliado a isso, as empresas do setor têm estimulado seus clientes a consumirem menos e melhor, promovendo, inclusive ações de conscientização (linhas 6 a 8).
    C) Afinal, crianças e adolescentes também estão suscetíveis a consumirem bebidas alcoólicas – o que é algo proibido por lei (linhas 10 e 11).
    D) "Nós da equipe pedagógica e diretiva ressaltamos o projeto por terem desenvolvido oficinas e palestras em nossa unidade escolar, sempre com temas relevantes e significativos que levam os estudantes a reflexão e, principalmente, a transformação de atitudes e construção de valores", afirma Elisangela Lima Teixeira, Coordenadora Pedagógica da instituição (linhas 35 a 40).
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Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Provas: Técnico de Nível Superior - Administração Técnico de Nível Superior - Astronomia Técnico de Nível Superior - Biblioteconomia Técnico de Nível Superior - Ciências Econômicas Técnico de Nível Superior - Ciências Sociais Téc


Uma vírgula deveria ter sido empregada em
    A) Aliado a isso, as empresas do setor têm estimulado seus clientes a consumirem menos e melhor, promovendo, inclusive ações de conscientização (linhas 6 a 8).
    B) Afinal, crianças e adolescentes também estão suscetíveis a consumirem bebidas alcoólicas – o que é algo proibido por lei (linhas 10 e 11).
    C) Na prática, a iniciativa reforça o posicionamento da empresa de que a educação é a chave para a prevenção (linhas 15 e 16).
    D) A escola Professora Jandyra Reis de Oliveira, na cidade de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, é uma das agraciadas pelo projeto (linhas 34 e 35).
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Língua Portuguesa - Interpretação de Textos - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Provas: Técnico de Nível Superior - Administração Técnico de Nível Superior - Astronomia Técnico de Nível Superior - Biblioteconomia Técnico de Nível Superior - Ciências Econômicas Técnico de Nível Superior - Ciências Sociais Téc


O programa Na Medida, de que trata o texto,
    A) tem como público alvo os professores de escolas de ensino fundamental.
    B) estimula os clientes da Pernod Ricard ao consumo mais responsável.
    C) parte do princípio de que a educação favorece a prevenção.
    D) propõe a premiação das escolas participantes.
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Língua Portuguesa - Interpretação de Textos - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Provas: Técnico de Nível Superior - Administração Técnico de Nível Superior - Astronomia Técnico de Nível Superior - Biblioteconomia Técnico de Nível Superior - Ciências Econômicas Técnico de Nível Superior - Ciências Sociais Téc


De acordo com o texto, a preocupação com o consumo de bebida alcoólica
    A) já é notada há muito tempo no público adulto.
    B) se deve à facilidade de acesso a informação.
    C) é uma tendência recentemente observada.
    D) depende do incentivo dos fabricantes.
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A classe gramatical do termo grifado está corretamente indicada em
  • A. Convém esclarecer que a ideia atual de meio ambiente não se restringe à antiga concepção comum de natureza (linhas 2 e 3) – advérbio.
  • B. Há uma relação dinâmica de todos esses elementos, de forma que a vida os influencia e sofre sua influência, atingindo direta ou indiretamente o que Fritjof Capra denomina "teia da vida" (linhas 6 a 8) – artigo.
  • C. Poderíamos destacar, de plano, a poluição como o principal aspecto que interessa a nossa abordagem (linhas 12 e 13) – preposição.
  • D. Lançar objeto, ou seja, lixo em via pública é algo intolerável nos dias atuais (linhas 23 e 24) – verbo.
  • E. O simples fato de inexistir equipamento adequado na via pública para depositar o resíduo que produzimos não nos garante o direito de atirá-lo em qualquer lugar (linhas 31 a 33) – adjetivo.
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Segundo o autor, uma possível justificativa para jogar lixo em vias públicas é o fato de
  • A. as pessoas terem uma concepção equivocada de meio ambiente.
  • B. a sociedade não repudiar de forma veemente a agressão à natureza.
  • C. as questões de trânsito não repercutirem sobre os temas ambientais.
  • D. as ruas nem sempre serem equipadas para o descarte de resíduos.
  • E. o poder público não implementar ações que evitem tal comportamento.
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De acordo com a norma, uma regra de regência foi desobedecida em
  • A. Diz respeito à interação de elementos que compõem o planeta como um todo (linhas 3 e 4).
  • B. Também seria possível abordarmos as emissões de CO2 feitas pelos veículos, já que o setor de transporte é responsável por parte significativa dessas emissões (linhas 17 a 19).
  • C. Essa agressão ao meio ambiente é intolerável não apenas quando praticada pelos ocupantes de veículos, mas por qualquer pessoa, em qualquer situação (linhas 25 a 27).
  • D. Devemos compreender que cada um de nós é responsável pelo lixo que produz (linhas 30 e 31).
  • E. Não há problema em guardar o resíduo dentro do veículo, na bolsa, no bolso ou na própria mão e, ao chegar em casa ou no trabalho, dar-lhe a destinação adequada (linhas 33 a 35).
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Em Poderíamos destacar, de plano, a poluição como o principal aspecto que interessa a nossa abordagem. (linhas 12 e 13), a expressão grifada poderia ser substituída por
  • A. de imediato.
  • B. por exemplo.
  • C. de pronto.
  • D. de repente.
  • E. aliás.
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Da frase mencionada pelo autor ao final do texto – "Do ponto de vista do planeta, não existe jogar lixo fora" (linhas 39 e 40) – é correto compreender que
  • A. o lixo produzido no planeta é absolvido pela natureza.
  • B. o lixo que descartamos traz malefícios para o planeta.
  • C. não é possível evitar a proliferação de lixo na Terra.
  • D. o descarte de lixo não é tratado como infração.
  • E. os seres humanos não sabem o que fazer com o lixo.
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