Questões de Língua Portuguesa da Dom Cintra

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa da Dom Cintra

A sugestão de reescrita que altera o sentido de: “A quantidade de livros ruins é uma grandeza, e são famosos os casos de clássicos ou de best-sellers que foram recusados por editora após editora até, finalmente, chamarem a atenção de alguém mais antenado” (§ 4) é a seguinte:

Como podemos ver no livro Manual de linguística, organizado por Martelotta, são várias as hipóteses que procuram dar conta do fenômeno de aquisição da linguagem. Dentre elas, a da existência de uma gramática universal – uma matriz biológica responsável pela grande semelhança entre as línguas e pela rapidez com que as crianças aprendem a falar. Segundo essa concepção, o homem já nasce provido de uma grande variedade de conhecimentos linguísticos e não linguísticos. O pensador que formulou os princípios dessa teoria é:

Os termos “semiologia” (do francês semiologie) e “semiótica” (do inglês semiotics) estão ligados, respectivamente, aos trabalhos de:

Na década de 1950, com a publicação da obra Estruturas sintáticas, surgiu outra maneira de analisar a linguagem, entendendo que a estrutura gramatical das línguas é um reflexo de um modelo formal de linguagem preexistente às línguas naturais. Isso pressupõe:

I. o inatismo;

II. a modularidade da mente;

III. a vinculação dessa concepção à corrente filosófica do idealismo;

IV. a consideração, pelos adeptos dessa corrente, da linguagem como um sistema autônomo, associada à lógica universal, deixando de lado aspectos sociointerativos.

Dos itens acima mencionados somente:

Um famoso linguista suíço ressaltou a noção de que a língua é um sistema, permitindo que, mais tarde, se examinasse detidamente como esse sistema se organiza, se estrutura, donde o nome “estruturalismo” aplicado à nova maneira de se analisar uma língua. Esse linguista é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis