Questões sobre Relações Semânticas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Relações Semânticas

Tome como objeto de análise o seguinte trecho do TEXTO 2: "Concebido para analisar apenas questões constitucionais, volta e meia o STF se vê diante de processos envolvendo brigas de vizinhos ou batidas de automóveis". Nas alternativas abaixo, a posição do fragmento sublinhado foi alterada. Assinale a alternativa em que a alteração não interferiu no sentido do enunciado.

O texto a seguir, extraído da revista Superinteressante de dezembro de 2007, é referência para as questões 07 e 08.

Cada família brasileira usa, em média, 66 sacolas plásticas de supermercado por mês. Será que não é saco demais? Governos pelo mundo acham que sim, e vêm adotando medidas para reduzir o uso das embalagens de polietileno. O problema desse material é ser fino demais para ser reciclado. O melhor é aproveitá-lo como saco de lixo doméstico, mas a maioria das sacolas vai sem escalas para o ambiente – onde, estima-se, demora uns 200 anos para se decompor. Entupindo as bocas-de-lobo, o saco pode causar enchentes, e quando chega ao oceano, é culpado pela morte de animais como baleias e tartarugas. Se o saco plástico é tão nocivo, por que o usamos? À medida que o homem ficou preocupado com a higiene, materiais descartáveis viraram obsessão da sociedade. E por custar pouco (até 80% menos que o papel pardo), o material ganhou a preferência dos comerciantes. Como a consciência ecológica é um fenômeno recente, só agora as leis restritivas começam a ganhar força. Isso não significa que o plástico vá sumir da sua vida. Afinal, ninguém vai querer misturar peixe com goiabada na sacola de compras de pano, uma das alternativas ecologicamente corretas.

Na frase "(...) mas a maioria das sacolas vai sem escalas para o ambiente – onde, estima-se, demora uns 200 anos para se decompor", a expressão "estima-se" pode ser substituída, sem perda do sentido que apresenta no texto, por:

Assinale a opção em que a reescrita do trecho "em cujos poros estão armazenados o petróleo e o gás" (l.2-3) preserva as relações semânticas e a correção gramatical do texto.

Analise um fragmento do poema “Fonógrafo”, de Camilo Pessanha:

“(...) Cessou. E, amorosa, a alma das cornetas

Quebrou-se agora orvalhada e velada.

Primavera. Manhã. Que eflúvio de violetas!”

Assinale a alternativa que possui o sinônimo da palavra sublinhada, respectivamente:

Qual o sinônimo da palavra grifada na frase abaixo?

Ela obliterou seu passado.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis