Questões sobre Ortografia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ortografia

Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo 'imã' de mosquito, diz estudo

Trabalhando com o odor corporal de sessenta e quatro voluntários ao longo de vários anos, a pesquisa descobriu que certos ácidos presentes na pele atraem os mosquitos até cem vezes mais do que outros.

Para realizar a comparação, o estudo pediu aos participantes que usassem meias de nylon ao redor dos antebraços, a fim de coletar o odor expelido pela pele: em seguida, cada meia foi colocada dentro de um longo tubo, e os mosquitos foram liberados para "escolher" o cheiro preferido. "Eles basicamente se aglomeravam nos mais atraentes", afirmou Leslie Vosshall, neurobióloga da universidade e principal autora da pesquisa. "Então, a verdade tornou-se muito óbvia imediatamente", concluiu a pesquisadora.

Algumas pessoas, de fato, funcionam como um imã para os mosquitos e suas mordidas. O experimento utilizou mosquitos Aedes aegypti, que transmite doenças como febre amarela, dengue e zika e, ao repetir o procedimento ao longo de três anos, concluiu que certos perfis de odores corporais atraíam, consideravelmente, mais os mosquitos e que tal magnetismo permanece com a passagem do tempo. Os insetos são fiéis aos cheiros que preferem, e escolhem sempre as mesmas vítimas, mesmo após a passagem do tempo.

O ácido que atrai os mosquitos é incorporado ao nosso cheiro por bactérias saudáveis na pele.

Entre os odores mais atraentes, os pesquisadores encontraram em comum níveis mais altos de ácidos, formados por "moléculas gordurosas" que funcionam como uma camada hidratante em nossa pele, e que são incorporados ao nosso perfume natural através de bactérias saudáveis, ao se alimentarem dos ácidos. "Se você tem altos níveis dessas coisas em sua pele, você será o único no piquenique recebendo todas as picadas", explica Vosshall. A pesquisa foi publicada na revista científica Cell, e em breve será repetida com outros tipos de mosquito.

Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo ?imã? de mosquito, diz estudo (msn.com). Adaptado.


Trabalhando com o odor corporal de sessenta e quatro voluntários ao longo de vários anos, a pesquisa descobriu que certos ácidos presentes na pele atraem os mosquitos até cem vezes mais do que outros.
Em relação à acentuação gráfica, pode-se afirmar que há:

#Questão 1054861 - Português, Ortografia, FUNDATEC, 2022, SEJUSP-MG, Agente de Segurança Socioeducativo

Considerando a palavra “legitima” (l. 12), analise as assertivas a seguir:
I. De acordo com a grafia com a qual aparece no texto, a palavra é um verbo. II. Em sua ocorrência no texto, a palavra é proparoxítona. III. Um sinônimo possível para essa palavra seria o verbo “valida”.
Quais estão corretas?

#Questão 1056533 - Português, Ortografia, AMEOSC, 2022, Prefeitura de Descanso - SC, Técnico em Informática - Edital nº 2

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Homem perde 36 kg com novo remédio e ainda corta consumo de álcool quase totalmente

Quando o norte-americano Erin Bradley McAleer começou a tomar o remédio semaglutide,

também conhecido como Ozempic, ele esperava perder alguns dos 145 quilos que tinha no final de 2021.

De fato, após quase um ano, ele já havia perdido cerca de 36 quilos, de acordo com a revista Insider, mas os efeitos positivos desse medicamento, aprovado em junho de 2021 nos EUA, foram ainda mais surpreendentes e inesperados; além de ajudar no emagrecimento, o medicamento também teve, como efeito secundário, inibição do desejo de consumir bebidas alcoólicas.

Se, antes, ele tomava dez cervejas quando ia a bares ou outros locais para ver eventos esportivos, hoje em dia, ele diz que, após uma ou duas doses, ele não sente nenhuma vontade de continuar bebendo.

Ele não é o único: relatos de outros usuários do medicamento estão disponíveis na internet, afirmando que tiveram o mesmo efeito.

Com isso, o medicamento é visto por cientistas e médicos como um novo potencial aliado no tratamento do vício.

Embora não tenham sido feitos estudos compreensivos e revisões científicas sobre a eficácia do medicamento no tratamento do alcoolismo, alguns médicos são otimistas quanto ao potencial da substância.

À Insider, o médico Paul Kolodzik, especialista em metabolismo, diz que a semaglutide pode ser "a próxima grande aliada no combate ao alcoolismo". 

Isso porque a droga, aplicada de forma injetável, aumenta a produção de insulina, hormônio que regula a quantidade de açúcar no sangue.

Apesar de a semaglutide ter sido aprovada para tratar diabetes, ela também foi aprovada para ajudar no emagrecimento nos Estados Unidos.

Nesse aspecto, a substância mostra ótimos resultados, com uma pesquisa que aponta uma redução de 15% a 20% no peso dos pacientes após 15 meses.

Homem perde 36 kg com novo remédio e ainda corta consumo de álcoolquase totalmente (msn.com). Adaptado.

Homem perde 36 kg com novo remédio e ainda corta consumo de álcool quase totalmente (msn.com). Adaptado.


Além de ajudar no emagrecimento, o medicamento também teve, como efeito secundário, inibição do desejo de consumir bebidas alcoólicas.
Assinale a opção correta quanto à acentuação.

#Questão 1054863 - Português, Ortografia, FUNDATEC, 2022, SEJUSP-MG, Agente de Segurança Socioeducativo

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.





A palavra “semiliberdade” é grafada sem hífen. Assinale a alternativa que indica palavra na qual o hífen tenha sido suprimido INCORRETAMENTE gerando grafia errada do vocábulo.

#Questão 1054865 - Português, Ortografia, FUNDATEC, 2022, SEJUSP-MG, Agente de Segurança Socioeducativo

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.





Considerando a correta ortografia das palavras em Língua Portuguesa, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas das linhas 10, 25 e 30.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis