Questões sobre Interpretação de Textos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Interpretação de Textos

                                          



O texto II, embora apresente linguagem e construções discursivas características do universo infantil, pode suscitar importantes reflexões para a prática pedagógica, a partir de sua ideia principal, que é 

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 03 a seguir para responder à questão que a ele se refere.

Texto 03


Disponível em: https://tirasarmandinho.tumblr.com/post/108648342249/tirinha-original. Acesso em: 14 fev. 2023.


Analise as passagens do texto 01 que estão relacionadas à terceira fala do texto 03.


I. “E, confesso, tento algumas vezes desenhar em minha cabeça formas de aproveitá-lo melhor, diante da realidade do dia a dia.” (Linhas 4-6)

II. “Compreender que o tempo não é algo palpável, mas que pode se transformar diante dos desafios da nossa rotina é um grande passo para nos entendermos melhor com ele [...]” (Linhas 7-8)

III. “Quando criança, eu pensava que o tempo fosse um grande relógio de ponteiros gigantes, que funcionava sem descanso em algum lugar que eu não podia alcançar.” (Linhas 1-2)

IV. “Deixando nossa ansiedade de lado, perdemos um pouco o desejo de controlar tudo e então enxergamos novas possibilidades diante dos olhos, compreendendo que realmente há um tempo para todas as coisas.” (Linhas 16- 18)

V. “A partir do instante em que nos abrimos para as pequenezas da vida e entendemos que são elas que importam, temos a chance de viver de uma forma mais honesta com nós mesmos e com o nosso tempo.” (Linhas 20-21)


Estão CORRETAS as afirmativas  

Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista a estrutura morfossintática das falas do texto 02.
I. O sinal grave indicativo de crase nos termos “às duas”, às seis” e às oito” foi usado porque, de acordo com a norma, trata-se de expressões adverbiais femininas. II. Na expressão “às seis na música” nota-se uma marca de coloquialidade em relação à regência do verbo “ir”, o qual, de acordo com a norma, exige o uso da preposição “a”. III. Nas expressões “você vai ao francês”, “você vai ao futebol” e você vai ao reforço de aula”, o termo “ao” deveria ser substituído, de acordo com a norma, por “no”. IV. O emprego da expressão “você vai” poderia ser substituído, com igual correção, por “você irá”. V. Nas expressões “às quatro”, “às seis” e “às oito” a palavra “horas” pôde ser suprimida, porque ela já havia sido referida no contexto.
Estão CORRETAS as afirmativas

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 02 a seguir para responder à questão que a ele se refere.


Texto 02


Captura_de tela 2023-05-30 000834.png (616×184)

Disponível em: https://armandinho-facebook.com. Acesso em: 14 fev. 2023.



Analise as afirmativas a seguir tendo em vista as ideias veiculas no texto 2, em comparação ao texto 1.


I. O tempo na infância retratado no texto 01 vai ao encontro do tempo na infância retratado no texto 02. II. O problema da falta de tempo pelo acúmulo de atividades enfrentado por uma criança no texto 02 é o mesmo enfrentado por um adulto no texto 01. III. As tarefas cotidianas enumeradas pela personagem adulta do texto 02, segundo a personagem criança do texto 02, não condizem com o “ser criança”. IV. A personagem criança do texto 02 considera que ter uma agenda diária repleta de obrigações faz parte da infância. V. Os textos 01 e 02 defendem que, independentemente de ser uma criança ou um adulto, em primeiro lugar, devem estar as obrigações e, depois, a diversão.
Estão CORRETAS as afirmativas

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 04 a seguir para responder à questão que a ele se refere.
Texto 04 
Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: http://bichinhosdejardim.com. Acesso em: 17 fev. 2023
Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista a estrutura morfossintática das falas do texto 02.
I. A personagem pensa em tomar uma atitude drástica diante das dificuldades que enfrenta. II. A fala da personagem, no terceiro quadro, cria uma expectativa que não se cumpre, tendo em vista a sua última fala. III. A ambiguidade produzida pelo uso das palavras “jogar” e “canal” produz expectativa para uma determinada ação. IV. A quebra de expectativa dá-se pela mudança de sentido das palavras “jogar” e “canal”, que ocorre com a inserção da última fala. V. O recurso da quebra de expectativa foi usado no texto com a finalidade de produzir humor.
Estão CORRETAS as afirmativas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis