Questões sobre Interpretação de Texto

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Interpretação de Texto

Observe o trecho:

"Fui alfabetizado no chão do quintal de minha casa, à sombra das mangueiras, com palavras do meu mundo e não do mundo maior dos meus pais. O chão foi meu quadro-negro, gravetos, o meu giz." (Paulo Freire)

Na passagem acima, a vírgula entre as expressões gravetos e o meu giz indica que:

Preencha corretamente os trechos abaixo, do poeta Mário Quintana:

I) Se dependesse das mães, não ............ guerras! Mas as filhas preferem os soldados.

II) Dias maravilhosos em que os jornais ............ cheios de poesia, e do lábio do amigo brotam palavras de eterno encanto.

III) O que mais me comove, em música, são essas notas soltas – pobres notas únicas – que do teclado ............ o afinador de pianos.

(QUINTANA, Mário. Prosa & Verso. 6 ed. São Paulo: Globo, 1989)

-A questão de número 01 refere-se ao trecho que se segue, retirado de uma entrevista de Antônio Houaiss, estudioso da linguagem, à revista Veja, em 30/8/78. Leia-o atentamente.

Veja - Um homem comum utiliza quantas palavras? Houaiss - Depende. Um homem de cultura rural nasce, vive e morre com aproximadamente 3.000 palavras. Um homem urbano, dependendo do estrato social em que seja inserido, varia entre 3.000 e 5.000. Um escritor como Guimarães Rosa, por exemplo, que parece um monstro, não vai além de 8.000 palavras, segundo uma pesquisa que acompanhei. Gabriele D'Annunzio, um dos mais verbosos escritores de língua italiana, terá chegado a 30.000 no máximo. Coelho Neto suspeita-se que esteja entre 12.000 e 14.000 – o mesmo que Rui Barbosa. Camões seguramente não vai além de 8.000. Mas esse conceito de número de vocábulos como definição de potência mental e temática é exatamente relativizado. Machado de Assis provavelmente ficaria em 5.000, e entretanto talvez seja o mais matizado dos escritores de língua portuguesa – porque aí o desgraçado, ao empregar a mesma palavra, sempre dava a ela um dengue rigorosamente novo.

De acordo com Antônio Houaiss,

Leia o texto abaixo e responda às perguntas que seguem.

A frase-título "Os cidadãos partem para a ação" e a oração "a sociedade arregaça as mangas" (linhas 2-3):

Leia o texto abaixo e responda às perguntas que seguem.

Ao referir-se ao processo de nascimento e de formação das ONGs, a autora utiliza a expressão "um saco de gatos" (linha 6). Expressando-se desta maneira, ela optou:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis