Questões sobre Interpretação de Texto

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Interpretação de Texto

De acordo com o texto, leia os itens e assinale a alternativa correta.

I - O eu lírico afirma que seu amor não é estranho, não é marcado pela contradição, nem pelos opostos.

II - O eu lírico do poema afirma que o amor se alegra com o sofrimento do ser amado, como se isso desse ao sentimento um valor maior.

III - Segundo o poema, o amor deseja a resistência do coração. Ela proporciona a eterna aventura em que persiste o eu lírico. Ele prefere essa situação a ter uma vida mal-aventurada.

IV - O que é importante nesse maior amor, não é o “ser amado”, mas o próprio sentimento, o “estar apaixonado”. Por isso, a realização faria o amor acabar.

Na terceira estrofe, há uma figura de linguagem nas palavras: desmorono / edifico, permaneço / me desfaço, se fico / passo. Ela representa as dúvidas ou as incertezas do eu lírico, ou ainda o que ele não consegue ou não quer definir sobre si mesmo. Falamos de:

Leia os itens e, de acordo com o texto, assinale a alternativa correta.

I - Segundo o eu lírico do poema, o que define um poeta é alguém que não é alegre nem triste, quem canta porque o instante existe e cuja vida está completa.

II - A palavra “instante”, no primeiro verso, não está relacionada apenas a tempo, mas a circunstâncias especiais que o poeta muitas vezes é capaz de captar e que registra em seus poemas.

III - “Eu canto porque o instante existe / E a minha vida está completa”. Nos versos acima, “porque” (verso 1) é uma conjunção coordenativa explicativa; “E” (verso 2) é conjunção coordenativa aditiva.

IV - A palavra “fugidias” (2ª estrofe, verso 1), associada à existência do instante, define o que é ser poeta para o eu lírico. Como é irmão das coisas fugidias, o eu lírico não sente gozo nem tormento, ou seja, como aceita o fato de tudo ser efêmero, o começar e o terminar das coisas não o abalam.

Considerando-se o texto como um todo, o direcionamento interpretativo que deve ser dado às falas das personagens no primeiro quadrinho é que elas aparentemente revelam

No quarto e último quadrinho, os três sinais de pontuação, que estão sobre a cabeça da personagem infantil, substituem um texto verbal potencial. Complementado pela linguagem não verbal, que interpretação para o texto verbal potencial essa pontuação revela?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis