41 Q617100
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)
O termo que pode pertencer a classes gramaticais diferentes, dependendo do contexto no qual se apresenta. Analise o emprego da palavra que no enunciado a seguir: “A filosofia contemporânea também revelou que a realidade não subsiste em si mesma...” Qual enunciado a seguir apresenta esse mesmo emprego da palavra que?
42 Q617096
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)
A citação de discurso alheio presente no parágrafo apresenta-se sob forma
43 Q617093
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Sobre o segmento "Hoje são os agasalhos que lhe batem à porta, em belas mensagens coloridas." é correto afirmar que:
44 Q617091
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)
O sentido da palavra Se, contextualmente, confere ao contexto uma relação de
45 Q614702
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere a relação entre o vocábulo “que” e a expressão entre colchetes nas seguintes passagens do texto.

I. ... estão conectadas mais a máquinas e menos a pessoas, de [uma maneira] que jamais aconteceu na história da humanidade. (1º parágrafo)

II. Um estudante universitário observa [a solidão e o isolamento] que acompanham uma vida reclusa ao mundo virtual... (2º parágrafo)

III. Ele lembra que [seus colegas] estão perdendo a habilidade de manter uma conversa... (2º parágrafo)

IV. [Nenhum aniversário, show, encontro ou festa] pode ser desfrutado sem que você se distancie... (2º parágrafo)

V. ... [as intermináveis horas] que os jovens p...

46 Q822192
Língua Portuguesa
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

“Autores de relatórios que têm leitores definidos podem pressupor que compartilham com seus leitores um conhecimento geral sobre a questão abordada”.

A frase em que os vocábulos sublinhados possuem, respectivamente, as mesmas classes gramaticais – pronome relativo e conjunção integrante – que as sublinhadas nesse segmento do texto é:

47 Q617110
Língua Portuguesa
Ano: 2016
Banca: Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT)

A palavra que, em qualquer das funções que exerce, tem papel muito importante na coesão de um texto. Sobre o emprego dessa palavra na crônica, analise as afirmativas.

I - Nos fragmentos coisa em que e ocasião em que, a expressão em que pode ser substituída por na qual, e, nas duas ocorrências, exerce a função de conjunção integrante.

II - Em dormiu e roncou tão alto que chegou a perturbar palestrante e ouvintes, o que faz parte de tão ... que, expressando ideia de consequência.

III - A palavra que, nas ocorrências Acho que o data show pode ser útil e pois é claro que os ouvintes, de saída, leem o esboço até o fim, exerce a função de conjunção, es...

48 Q617105
Língua Portuguesa
Ano: 2016
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

As plantações de bananeiras que a cobrem... (3º parágrafo)

... com troncos plenos de seiva que terminam numa girândola de folhas... (4º parágrafo)

... que sai de um enorme lótus castanho e rosado... (4º parágrafo)

Os pronomes sublinhados referem-se respectivamente a:

49 Q617099
Língua Portuguesa
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
“É assim mesmo que está, e é irritante, o ser humano está em um estado de nervos que ele não está mais se controlando...”; a frase abaixo em que as duas ocorrências do vocábulo QUE pertencem à mesma classe gramatical é:
50 Q617098
Língua Portuguesa
Ano: 2016
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere as seguintes passagens do texto:

I. E foi exatamente por causa da temperatura que foi construída em Abu Dhabi uma das maiores usinas de energia solar do mundo. (1º parágrafo)

II. Não vão substituir o petróleo, que eles têm de sobra por mais 100 anos pelo menos. (2º parágrafo)

III. Um traçado urbanístico ousado, que deixa os carros de fora. (3º parágrafo)

IV. As ruas são bem estreitas para que um prédio faça sombra no outro. (3º parágrafo)

O termo “que” é pronome e pode ser substituído por “o qual” APENAS em