Em relação ao uso do elemento linguístico "que" nas duas ocorrências destacadas, é correto afirmar:
Em relação ao uso do elemento linguístico "que" nas duas ocorrências destacadas, é correto afirmar:
Analise as afirmativas a seguir, considerando os recursos referenciais empregados no texto.
I. O termo "que” (linha 4) refere-se a "os” (linha 4).
II. O termo "-la” (linha 8) refere-se a "polícia” (linha 7).
III. O termo "destas” (linha 11) refere-se a "declarações” (linha 7).
IV. O termo "lá” (linha 15) refere-se a "vítima” (linha 14).
É CORRETO o que se afirma em
No trecho “Desde o início da vida em sociedade, as fontes de energia de que o homem precisa devem ser geradas continuamente” (l. 8-10), o uso da preposição de é obrigatório para atender às exigências de regência verbal na norma padrão da língua portuguesa.
É obrigatório também o emprego de uma preposição antecedendo o termo que em:
“Estou há pouco mais de dois anos morando na China, leitor, e devo dizer que a minha admiração pelos chineses só tem feito crescer. É um país que tem coesão e rumo, como notou o meu colega de coluna neste jornal Cristovam Buarque, que passou recentemente por aqui”.
Nesse primeiro parágrafo do texto 1 há termos cujo significado é esclarecido pelo contexto anterior; o termo que é esclarecido pela situação e NÃO pelo contexto é:
Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue os itens de 1 a 10.
No segmento o que perpetuava o caráter mutilador da odontologia (linhas 7 e 8), o vocábulo que está empregado como substantivo, determinado pelo artigo definido o.
Textos que trazem relatos de divulgação científica normalmente usam elementos linguísticos que modalizam a informação a fim de que fique claro que os dados são inconclusivos ou ainda que se trata de conjecturas com base em provas e pesquisas. Esse é o caso do seguinte trecho do texto:
Uma mãe solteira aparece morta no rio que atravessa a cidade. Pouco tempo antes, uma adolescente vulnerável teve o mesmo destino. Embora não sejam as primeiras mulheres perdidas para estas águas escuras, suas mortes causam uma perturbação no rio e em sua história, dragando dele segredos há muito submersos.
(...) um novo e viciante suspense psicológico em que a verdade é escorregadia e pode afogar as pessoas em seus próprios mistérios.
No texto 1 há um conjunto de palavras que se refere a elementos anteriores do mesmo texto. O caso abaixo em que a palavra sublinhada se refere a toda uma oração é:
Em relação aos termos destacados em Mas uma pesquisa publicada no Journal of Consumer Research sugere que todas essas pessoas que acham que se sentiriam constrangidas jantando ou indo ao cinema sozinhas podem estar erradas., assinale a alternativa correta.
O termo que pode pertencer a classes gramaticais diferentes, dependendo do contexto no qual se apresenta. Analise o emprego da palavra que no enunciado a seguir: A filosofia contemporânea também revelou que a realidade não subsiste em si mesma... Qual enunciado a seguir apresenta esse mesmo emprego da palavra que?
A citação de discurso alheio presente no parágrafo apresenta-se sob forma 
O sentido da palavra Se, contextualmente, confere ao contexto uma relação de
Considere a relação entre o vocábulo que e a expressão entre colchetes nas seguintes passagens do texto.
I. ... estão conectadas mais a máquinas e menos a pessoas, de [uma maneira] que jamais aconteceu na história da humanidade. (1º parágrafo)
II. Um estudante universitário observa [a solidão e o isolamento] que acompanham uma vida reclusa ao mundo virtual... (2º parágrafo)
III. Ele lembra que [seus colegas] estão perdendo a habilidade de manter uma conversa... (2º parágrafo)
IV. [Nenhum aniversário, show, encontro ou festa] pode ser desfrutado sem que você se distancie... (2º parágrafo)
V. ... [as intermináveis horas] que os jovens p...
“Autores de relatórios que têm leitores definidos podem pressupor que compartilham com seus leitores um conhecimento geral sobre a questão abordada”.
A frase em que os vocábulos sublinhados possuem, respectivamente, as mesmas classes gramaticais – pronome relativo e conjunção integrante – que as sublinhadas nesse segmento do texto é:
A palavra que, em qualquer das funções que exerce, tem papel muito importante na coesão de um texto. Sobre o emprego dessa palavra na crônica, analise as afirmativas.
I - Nos fragmentos coisa em que e ocasião em que, a expressão em que pode ser substituída por na qual, e, nas duas ocorrências, exerce a função de conjunção integrante.
II - Em dormiu e roncou tão alto que chegou a perturbar palestrante e ouvintes, o que faz parte de tão ... que, expressando ideia de consequência.
III - A palavra que, nas ocorrências Acho que o data show pode ser útil e pois é claro que os ouvintes, de saída, leem o esboço até o fim, exerce a função de conjunção, es...
As plantações de bananeiras que a cobrem... (3º parágrafo)
... com troncos plenos de seiva que terminam numa girândola de folhas... (4º parágrafo)
... que sai de um enorme lótus castanho e rosado... (4º parágrafo)
Os pronomes sublinhados referem-se respectivamente a:
É assim mesmo que está, e é irritante, o ser humano está em um estado de nervos que ele não está mais se controlando...; a frase abaixo em que as duas ocorrências do vocábulo QUE pertencem à mesma classe gramatical é:
Considere as seguintes passagens do texto:
I. E foi exatamente por causa da temperatura que foi construída em Abu Dhabi uma das maiores usinas de energia solar do mundo. (1º parágrafo)
II. Não vão substituir o petróleo, que eles têm de sobra por mais 100 anos pelo menos. (2º parágrafo)
III. Um traçado urbanístico ousado, que deixa os carros de fora. (3º parágrafo)
IV. As ruas são bem estreitas para que um prédio faça sombra no outro. (3º parágrafo)
O termo que é pronome e pode ser substituído por o qual APENAS em
... que a mim lembrava vagamente um olho. (2º parágrafo)
... que me restava na palma da mão... (3º parágrafo) .
.. o prazer de encontrá-las. (5º parágrafo)
Os elementos sublinhados acima referem-se, na ordem dada, a:
Considerando as várias funções sintáticas que a palavra “que” pode assumir de acordo com as relações estabelecidas intrinsecamente na frase, assinale o fragmento em que o emprego de tal termo DIFERENCIA-SE dos demais em destaque:
Leia os trechos abaixo e avalie em qual(is) o pronome QUE tem a mesma função do apresentado no quadro abaixo.

I) Mais de 70% das escolas QUE visitamos em todo o Brasil não utilizam o laboratório de informática de maneira constante.
II) Em muitos locais, ele é tão obsoleto QUE não funciona ou está sempre com problemas, desmotivando o uso entre professores e alunos.
III) ... apesar de serem considerados os "vilões" QUE atrapalham as aulas, podem ser utilizados como um excelente instrumento apoiador do professor no processo de ensino.
IV) O ambiente lúdico e desafiado...
Marque a alternativa em que a palavra QUE, em destaque, apresenta a mesma função sintática do QUE no trecho abaixo.

Assinale a alternativa INCORRETA acerca de três ocorrências da palavra “que” (l. 01, 06 e 12, respectivamente) no texto.
Observe os segmentos do texto:
I. Toda vez que vejo, ou leio, no noticiário que alguém foi atingido por uma bala perdida eu me pergunto...
II. ... porque será que as pessoas insistem em chamar de bala perdida
III. ... aquela que atingiu alguém?
Assinale a opção que indica as frases em que a palavra sublinhada pertence à mesma classe gramatical.
No uso popular e poético emprega-se o termo com frequência para exprimir a aspiração a estados ou objetos desconhecidos e apenas pressentidos ou vislumbrados, os quais, no entanto, se julgam mais perfeitos que os conhecidos e os quais se espera alcançar ou obter no futuro. (3º parágrafo)
Os elementos sublinhados acima podem ser substituídos, sem prejuízo da clareza e da correção gramatical, respectivamente, por:
O termo que é empregado para estabelecer relação de comparação na seguinte passagem do texto:
No segmento
O segmento em que se encontra sublinhado um pronome está em:
... que os arqueólogos denominam de engobe... (3º parágrafo)
... onde escavou, destacando-se certas vasilhas... (3º parágrafo)
... que dispunha de diversas peças... (2º parágrafo)
Os pronomes sublinhados nas frases acima referem-se, respectivamente, a:
Assinale a alternativa em que a palavra que foi utilizada com o objetivo de se referir a um termo antecedente nas duas ocorrências sublinhadas.
No trecho: ideias que vêm do século XVII,(...), a palavra destacada classifica-se, gramaticalmente, segundo alguns critérios que SÓ NÃO se verificam na palavra do trecho
Assinale a alternativa na qual o termo destacado possui classificação gramatical DIFERENTE dos demais termos.
Considerando o emprego dos pronomes relativos, assinale a alternativa na qual o vocábulo “que” não esteja sendo empregado como tal.
“Uma brasileira, sobrevivente de um campo de extermínio nazista, contou que (1), por duas vezes, esteve numa fila que (2) a encaminhava para a câmara de gás. E que (3), nas duas vezes, o mesmo soldado alemão a retirou da fila”. Nesse segmento do texto, a(s) ocorrência(s) do vocábulo “quê” que estabelece(m) relação semântica com um termo anterior é(são):
São pronomes interrogativos, EXCETO: 
Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 71 a 79.
Na linha 2, o termo “que” poderia ser substituído por cujo, haja vista se tratar de pronome relativo referente ao educador e escritor Paulo Freire.
Assinale a alternativa na qual o vocábulo “que” tenha sido empregado como pronome relativo. 
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Em “mais do que” (l.1), a eliminação do termo “do” prejudicaria a correção gramatical do período.