Assinale a alternativa INCORRETA acerca de três ocorrênc...

Assinale a alternativa INCORRETA acerca de três ocorrências da palavra “que” (l. 01, 06 e 12, respectivamente) no texto.
  • A. Na 1ª ocorrência, o QUE introduz uma oração que tem valor de objeto direto.
  • B. Na 2ª ocorrência, o QUE é um pronome relativo.
  • C. Na 3ª ocorrência, o QUE é uma conjunção.
  • D. A 3ª ocorrência do QUE não pode ser substituída por “o qual”.
  • E. A 2ª e a 3ª ocorrência do QUE são da mesma classe gramatical.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O ginseng (Panax ginseng) pode ser encontrado naturalmente no nordeste da China, no leste da Rússia e na Coreia do Norte, embora hoje também seja cultivado na Rússia. As raízes secundárias podem lembrar a forma das pernas de uma silhueta humana, e a base do caule, a cabeça. Essa semelhança conferiu à planta o nome ginseng (imagem do homem). Entre muitos compostos isolados das partes subterrâneas, foram isolados os compostos seguintes.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

Por ser um produto de origem natural e ser utilizado há mais de 3.000 anos, não foi observado nenhum efeito colateral, adverso ou de toxicidade.

Resolva a questão aqui ›


Tracionando-se uma barra de aço para obter o gráfico tensão x deformação, pode-se obter a seguinte propriedade:

Resolva a questão aqui ›


A ebulição, o congelamento e a conversão da grafita em diamante são exemplos de transições de fase, ou mudanças de fase sem mudança de composição química. Muitas mudanças de fase são fenômenos cotidianos comuns e a sua descrição é importante. Elas ocorrem quando um sólido se transforma num líquido, como na fusão do gelo, ou um líquido se transforma num vapor, como na vaporização da água em nossos pulmões. Sobre as transformações físicas, analise as afirmativas a seguir.

I. O hélio tem comportamento pouco comum nas temperaturas baixas. As fases sólida e vapor nunca estão em equilíbrio. O hélio sólido pode ser obtido, mas somente quando os átomos são forçados a se manterem juntos pela aplicação de uma pressão externa.

II. No equilíbrio, o potencial químico de uma substância é o mesmo em toda a amostra, qualquer que seja o número de fases presentes.

III. Uma diminuição de pressão eleva o potencial químico de qualquer substância pura, pois Vm > 0.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Resolva a questão aqui ›