Questões sobre Concordância/Flexão Verbal

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Concordância/Flexão Verbal

A flexão de alguns verbos, sobretudo os irregulares, pode causar confusão. O verbo “quis”, presente em “Minha mãe sempre quis viajar” (5º§) é um exemplo típico. Nesse sentido, assinale a alternativa em que se indica INCORRETAMENTE a sua flexão.

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue os itens de 1 a 10.

No trecho “uma série de medidas que visam” (linhas 12 e 13), a flexão da forma verbal “visam” indica que o vocábulo “que” está empregado em referência a “medidas”; caso a forma verbal estivesse no singular, não haveria prejuízo para a correção gramatical do texto, visto que a concordância se faria com o termo “série”.

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue os itens de 1 a 10.

Estaria garantida a correção gramatical do texto caso a forma verbal “fazia” (linha 5) estivesse flexionada no plural, em concordância com os dois núcleos do sujeito da oração, ligados pela expressão “aliada a” (linha 4).

Julgue os itens de 12 a 18 a respeito dos sentidos do texto e de seus aspectos linguísticos.

A substituição da forma verbal “surgem” (linha 9) por surjam manteria tanto a correção gramatical quanto a coerência do texto.


Em relação aos sentidos e aspectos linguísticos do texto, julgue os itens a seguir.

A forma verbal “tem” (linha 6) está flexionada na terceira pessoa do singular, em concordância com o núcleo do sujeito da oração, o termo “esclarecimento” (linha 5); estivesse o sujeito no plural, a forma verbal deveria ser grafada da seguinte forma: têm.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis