Questões de Língua Portuguesa do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2010

Em 2008, os países que têm a língua portuguesa como oficial assinaram um acordo que prevê a uniformização de várias palavras da língua. A tira abaixo brinca com este tema. Leia com atenção.

A que conclusão se pode chegar após a leitura da tira?

A fábula é uma história narrativa que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvida por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 6º a.C., na Grécia antiga. Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens. Por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procurava transmitir sabedoria de caráter moral ao homem. Leia abaixo uma das fábulas de Esopo para responder a questão.

Com base na leitura, assinale a opção que indica uma moral aplicável à fábula:

Analise as afirmações a seguir.


Uma das marcas do conceito de gênero contemporâneo é a sua visão híbrida, ou seja, a possibilidade de um texto abarcar vários gêneros, sendo este poema de Mário
Quintana um exemplo.

                                         PORQUE

O texto do poeta gaúcho traz marcas de um poema, como os versos, mas, ao narrar uma história do cotidiano, criando uma personagem, apresenta traços do gênero narrativo, o que justificaria, inclusive, o título de "crônica".

A esse respeito conclui-se que

Considere o texto a seguir para responder às questões de nos 22 a 24.

 "- Estraguei a minha vida estupidamente."  (l. 21)

Com essa afirmação, e considerando, também, todo o fragmento, o personagem principal assume a seguinte atitude diante da sua vida:

Considere o texto a seguir para responder às questões de nos 22 a 24.

No processo de enriquecer a qualquer custo, o personagem principal do texto acaba se desumanizando, e essa personalidade rude se torna uma característica dele. Nesse processo de desumanização, além de perder a si mesmo, o personagem narrador perde também sua esposa, Madalena, que morre repentinamente. A passagem que caracteriza essa perda de si é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis