Questões de Língua Portuguesa do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2010

 

Acerca do vocabulário e das estruturas linguísticas empregados no texto II, julgue C ou E.

Como o fato expresso pela forma verbal "coube" (l.20) pode ser atribuído aos dois núcleos do sujeito, relacionados por adição, a substituição dela por couberam seria gramaticalmente correta.

 

Acerca do vocabulário e das estruturas linguísticas empregados no texto II, julgue C ou E.

A forma verbal resultar poderia ter sido corretamente empregada no lugar da forma "dar" (l.8), visto que, além de serem sinônimas, têm a mesma regência.

Texto I – para as questões 1 e 2

Com relação ao texto I, julgue C ou E.

O emprego de verbos flexionados na segunda pessoa do plural, evidência do apego do autor ao rigor do uso formal da língua escrita, destoa da impessoalidade e da objetividade que caracterizam o texto.

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Observe a flexão do verbo MAPEAR no trecho "sendo o alicerce para que as empresas MAPEIEM seu roteiro futuro" (1º parágrafo). Em português, os verbos terminados no infinitivo em -ear e alguns terminados em -iar apresentam ditongação em determinadas formas. Nesse sentido, pode-se afirmar que está INCORRETA a seguinte frase imperativa:

#Questão 380381 - Língua Portuguesa, Verbo, UNESC, 2010, ASTC/SC, Auxiliar Administrativo

O verso "Também não cantarei o mundo futuro" remete o verbo "cantar" para um tempo denominado, gramaticalmente, de futuro do presente. É muito comum, no entanto, utilizarmos os verbos não em seu tempo gramatical, mas no tempo discursivo, ou seja, adaptado à situação comunicativa. Em qual das situações abaixo o tempo verbal está empregado em sua forma gramatical, não discursiva.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis