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Como se dá a aplicação da gestão por resultados

Fonte: https://bit.ly/2UCI0yj (adaptado).


A gestão por resultados é uma metodologia consolidada em diversas organizações e que tem contribuído com o sucesso de muitas instituições no Brasil e em outros países. Para implementar a gestão por resultados são necessários 5 passos:

1º. Revisar os objetivos que a entidade definiu para si. Qual o planejamento estratégico que será utilizado? Quais são esses objetivos? Qual a missão e a visão? Como a entidade pode contribuir para a sociedade e para os usuários dos serviços públicos?

2º. A definição dos objetivos, das metas e dos prazos deve ocorrer a partir de um acordo e de um alinhamento de expectativas, entre os servidores e os gestores da entidade.

3º. A monitoração do processo é fundamental para o sucesso do gerenciamento. Por isso, é preciso estabelecer um período para se reunir novamente e analisar em conjunto se todas as ações estão sendo voltadas para a realização do projeto, se o entrosamento da equipe está sendo favorável ao progresso do trabalho e se as execuções das tarefas pertinentes, anteriormente acertadas, estão colaborando para que no prazo definido os objetivos sejam alcançados. Caso seja necessário, esse é o momento de fazer modificações.

4º. Avaliação de desempenho. Nesse passo é preciso avaliar o desempenho de cada atuação. Tanto de modo particular, como em grupo.

5º. Apoio da alta administração. Esse é possivelmente o mais importante dos passos. Com o apoio da diretoria e dos principais gestores da entidade, a implantação da gestão por resultados torna-se mais fácil e costuma ter melhor aceitação por parte dos colaboradores. 
Leia o texto 'Como se dá a aplicação da gestão por resultados' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto leva o leitor a concluir que o apoio da alta administração é possivelmente o menos importante dos passos para a implementação da gestão por resultados, pois essa metodologia de gerenciamento é meramente operacional.

II. O texto sugere que a gestão por resultados compreende a revisão dos objetivos que a entidade definiu para si, os questionamentos sobre qual o planejamento estratégico que será utilizado e o entendimento sobre como a entidade pode contribuir para que um bom serviço seja prestado para a sociedade e para os usuários dos serviços públicos.

III. O texto recomenda estabelecer um período para se reunir e analisar em conjunto todas as ações estão sendo voltadas para a realização do projeto, se o entrosamento da equipe está sendo favorável ao cumprimento do que foi planejado e se as execuções pertinentes do que já foi previsto estão colaborando para que os objetivos sejam alcançados no prazo definido.

Marque a alternativa CORRETA:

Comunicação com os usuários

Fonte: https://bit.ly/3fbqMBL (adaptado).


Para que a comunicação entre a instituição pública e os usuários dos serviços seja efetiva, é importante que o processo de atendimento conte com características que agreguem valor para os cidadãos. O servidor público pode apresentar certos atributos que favorecem um bom atendimento aos usuários, tais como a cordialidade, a agilidade, a proatividade, o atendimento personalizado e os resultados positivos.

Os servidores devem ter uma atitude positiva perante o público. É indispensável que eles compreendam as necessidades dos usuários dos serviços. O trabalho empreendido pelos colaboradores deve ter como base o respeito perante qualquer circunstância.

Os usuários demandam um atendimento ágil, rápido e prestativo. Por isso, é primordial contar com uma equipe altamente qualificada e focada nos prazos. Equipes bem treinadas proporcionam soluções rápidas para os usuários dos serviços.

Os usuários valorizam que a entidade coloque muito empenho na solução de problemas. A proatividade entidaderial é uma importante característica, em especial para o setor de serviços.

Manter um processo de atendimento alinhado com as necessidades dos usuários é uma forma de melhorar a percepção do público sobre a instituição. É importante, nesse contexto, criar ou fortalecer um vínculo entre a organização e o cidadão.

Os usuários dos serviços ficam satisfeitos quando o problema é solucionado de maneira rápida. Contudo, eles dão ainda mais valor quando percebem que o resultado é extremamente satisfatório. O melhor é evitar discussões. Para isso, aposte na paciência, educação e busca pelo contorno de problemas. 
Leia o texto 'Comunicação com os usuários' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. Uma das ideias presentes no texto é a de que a proatividade entidaderial é uma importante característica, em especial para o setor de serviços.

II. O servidor público pode apresentar certos atributos que favorecem um bom atendimento aos usuários, tais como a cordialidade, a agilidade, a proatividade, o atendimento personalizado e os resultados positivos, conforme sugere o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

(Disponível em: https://www.marinacolasanti.com – Texto especialmente adaptado para esta prova.)

Assinale a alternativa que indica a correta classificação do verbo em relação à sua transitividade no trecho destacado: “Esta crise se junta a outras” (l. 22).

Comunicação com os usuários

Fonte: https://bit.ly/3fbqMBL (adaptado).


Para que a comunicação entre a instituição pública e os usuários dos serviços seja efetiva, é importante que o processo de atendimento conte com características que agreguem valor para os cidadãos. O servidor público pode apresentar certos atributos que favorecem um bom atendimento aos usuários, tais como a cordialidade, a agilidade, a proatividade, o atendimento personalizado e os resultados positivos.

Os servidores devem ter uma atitude positiva perante o público. É indispensável que eles compreendam as necessidades dos usuários dos serviços. O trabalho empreendido pelos colaboradores deve ter como base o respeito perante qualquer circunstância.

Os usuários demandam um atendimento ágil, rápido e prestativo. Por isso, é primordial contar com uma equipe altamente qualificada e focada nos prazos. Equipes bem treinadas proporcionam soluções rápidas para os usuários dos serviços.

Os usuários valorizam que a entidade coloque muito empenho na solução de problemas. A proatividade entidaderial é uma importante característica, em especial para o setor de serviços.

Manter um processo de atendimento alinhado com as necessidades dos usuários é uma forma de melhorar a percepção do público sobre a instituição. É importante, nesse contexto, criar ou fortalecer um vínculo entre a organização e o cidadão.

Os usuários dos serviços ficam satisfeitos quando o problema é solucionado de maneira rápida. Contudo, eles dão ainda mais valor quando percebem que o resultado é extremamente satisfatório. O melhor é evitar discussões. Para isso, aposte na paciência, educação e busca pelo contorno de problemas. 
Leia o texto 'Comunicação com os usuários' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto procura deixar claro para o leitor que manter um processo de atendimento alinhado com as necessidades dos usuários é uma forma de melhorar a percepção do público sobre a instituição.

II. O texto apresenta ao leitor a ideia de que os usuários valorizam a entidade que evitar manter um processo de comunicação ou de atendimento personalizado e preocupado com as necessidades dos cidadãos.

Marque a alternativa CORRETA:

(Disponível em: https://www.marinacolasanti.com – Texto especialmente adaptado para esta prova.)

Na linha 05, em “Dependendo das personagens”, há a contração de uma preposição e de um artigo definido (das). Assinale a alternativa na qual NÃO se apresente uma contração na palavra sublinhada.

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