Questões de Língua Portuguesa

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa

Num texto literário que tematiza justamente a palavra, compete ao professor levar o aluno/ leitor a compreender o significado exato das palavras e das imagens empregadas pelo poeta, bem como o que é fazer literatura. Com base no enunciado, e na leitura do poema de Drummond, avalie as afirmativas a seguir:

1- O trabalho de pesquisa para compreender o significado exato de uma palavra empregada pelo poeta, e que deve ser feito sempre que se lê um texto, é o mesmo que buscar a etimologia de uma palavra.

2- O texto literário é uma especial seleção e combinação de palavras. O significado exato de imagens usadas pelo poeta depende também da compreensão de uma palavra usada em sentido conotativo ou de uma figura de palavra. Em: ... teu poder de palavra // E seu poder de silêncio... há uma antítese.

3- O poeta nos ensina, por meio do seu poema, que não se faz literatura apenas falando sobre acontecimentos ou resgatando subjetivamente a infância ou idealizando. A poesia pode (e deve) falar de qualquer coisa, mas o que a sustenta, o que a perpetua é o trabalho com a linguagem.

4- O uso de um glossário do poema permitiria que os alunos entendessem que em "... esse excelente, completo e confortável corpo, tão infenso à efusão lírica ...", infenso, nesse contexto, significa "adverso, contrário"; efusão lírica significa "demonstração clara e sincera dos sentimentos íntimos"; o verso opõe corpo e sentimento.

Seria a semântica auxiliando o ensino de literatura.

Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.

"Para entendermos o que havia de tão revolucionário nessas idéias é preciso recuar à Grécia Antiga." Dentre as modificações impostas a essa frase do texto, a que lhe altera o valor semântico original é:

Analisando o emprego das palavras "relação, pobres, discriminação, contradição e traduzir", em relação ao valor semântico, assinale a alternativa que preserva o sentido com que foi empregada no texto.

 

No final do TEXTO I, a expressão "nada do que humano é alheio" apresenta o mesmo sentido da seguinte construção:

Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.

"Uma vez descoberto o elétron, os físicos do começo do século 20 tinham de imaginar como ele se inseria no átomo."

Nesse segmento do texto, a expressão uma vez denota o seguinte valor semântico:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis