Questões de Língua Portuguesa

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa

Com referência ao texto "Soy loco por ti, América", julgue os itens seguintes.

Com correção gramatical, a idéia principal desse texto assim poderia ser expressa: É necessário a ruptura com interpretações baseadas em esquemas alheios aos povos latino-americanos, tal como a mistificação do passado colonial, visto que elas constituem impecilho à compreensão da identidade destes povos bem como a sua efetiva emancipação.

Com base no que preceituam os manuais de redação oficial e as gramáticas normativas, julgue os itens a seguir, relativos a trechos destacados da carta enviada por Francisco Adolfo de Varnhagen a D. Pedro II.

As formas verbais do trecho "quando haverá pouco mais de dois anos se publicaram umas grandes listas de despachos" (L.28-30) correspondem, quanto ao sentido, respectivamente, a faz e foram publicadas.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.

Ambos os termos sublinhados são exemplos de uma mesma função sintática na frase:

Considerando os trechos abaixo, que constituem um texto, assinale a opção incorreta no que se refere ao emprego das classes de palavras e suas flexões.

As questões de números 11 a 17 referem-se ao texto abaixo.

Segmentos do texto foram alterados. A nova frase que apresenta concordância em conformidade com o padrão culto é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis