Questões de Pedagogia da IDESG

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Listagem de Questões de Pedagogia da IDESG

#Questão 943558 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IDESG, 2023, Prefeitura de Vila Valério - ES, Professor em função de docência - MAPA ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS (1º ao 5º ano)

O plano de aula é um instrumento essencial para o trabalho do professor, além de ser um guia importante para os alunos e uma ferramenta de organização para a gestão pedagógica. Nesse contexto, a elaboração do plano de aula para o ensino fundamental, contempla:
I. O objeto de conhecimento específico para a unidade temática. II. A elaboração dos campos de experiência e os objetivos gerais de aprendizagem. III. A definição dos direitos de aprendizagem contemplados em cada série. IV. A unidade temática específica para a área do conhecimento selecionada. V. As aptidões que devem ser aprendidas em cada componente curricular.
Está correto o que se afirma na alternativa:

#Questão 943559 - Pedagogia, Legislação da Educação, IDESG, 2023, Prefeitura de Vila Valério - ES, Professor em função de docência - MAPA ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS (1º ao 5º ano)

Conforme Soares (2003) “aprender a ler e a escrever e, além disso, fazer uso da leitura e da escrita transformam o indivíduo, levam o indivíduo a um outro estado ou condição sob vários aspectos: social, cultural, cognitivo, linguístico, entre outros”. Nesse contexto, podemos afirmar que, o sujeito letrado:
I. Manipula códigos escritos e não domina a compreensão do sistema de escrita. II. Domina a língua no seu cotidiano, nos mais distintos contextos. III. Utiliza a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. IV. Decodifica os textos ou palavras de modo integrado a métodos específicos.
Está correto o que se afirma na alternativa:

#Questão 943560 - Pedagogia, Legislação da Educação, IDESG, 2023, Prefeitura de Vila Valério - ES, Professor em função de docência - MAPA ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS (1º ao 5º ano)

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996) afirma que a Base deve orientar os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, além das propostas pedagógicas das escolas das redes públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Em relação a BNCC do Ensino Fundamental, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. 
Retira a ludicidade dos anos iniciais do ensino fundamental. Estimula o pensamento criativo, lógico e crítico dos alunos a partir do 5º ano. Apoia os alunos do 5º ano na transição para o 6º ano evitando ruptura no processo.  Valoriza as experiências vivenciadas pela criança na educação infantil. Estabelece para cada módulo do conhecimento uma única unidade temática.
A sequência correta de cima para baixo é:

#Questão 943561 - Pedagogia, Legislação da Educação, IDESG, 2023, Prefeitura de Vila Valério - ES, Professor em função de docência - MAPA ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS (1º ao 5º ano)

A Base Nacional Comum Curricular, indica que os estudantes devem ser alfabetizados entre o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, o que significa que a alfabetização deve ser o foco da ação pedagógica. Nesse contexto, a alfabetização até o 2º ano, contempla a:
I. Aquisição do código escrito, nas habilidades de codificação e decodificação. II. Análise linguística, eixo privilegiado em todos os campos de atuação. III. Determinação de um método que garante a padronização do processo de alfabetização. IV. Priorização do ensino da ortografia no processo inicial para uma alfabetização plena. V. Capacidade de reconhecimento global de palavras, treino da consciência fonológica.
Está correto o que se afirma na alternativa:

#Questão 943562 - Pedagogia, Avaliação Educacional, IDESG, 2023, Prefeitura de Vila Valério - ES, Professor em função de docência - MAPA ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS (1º ao 5º ano)

A avaliação é um processo complexo, que abrange diferentes aspectos e dimensões da educação escolar, cada qual com suas especificidades: avaliam-se alunos, professores, equipes técnicas, currículos, disciplinas e programas, escolas, redes de ensino de municípios, estados, regiões e países. Diante disso, quando o objetivo da avaliação é: detectar o que foi aprendido pelo aluno para verificar se este poderá continuar o estudo ou se é necessário voltar ao ponto onde foi detectada a defasagem da aprendizagem ajustando os processos de ensino para que todos possam aprender, dandolhes, também, um feedback após cada percurso de aprendizagem, a avaliação é caracterizada como:

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