Questões sobre Educação Infantil

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Infantil

As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo: I. A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano. II. Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.). III. Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil. IV. A não retenção das crianças na Educação Infantil. Assinale a alternativa CORRETA:

Em relação aos brinquedos e jogos, estes devem corresponder as características de cada faixa etária, na qual a criança se encontre. Os educadores e pesquisadores sobre o tema tem por base utilizar a descrição estudada por Piaget, nessa classificação o pesquisador descreve o que é inerente a cada faixa etária organizando-as em períodos ou estágios. Sendo assim, relacione as colunas abaixo: Coluna 1 1. Sensório motor 2. Pensamento pré-operacional 3. Operações concretas 4. Operações formais Coluna 2 ( ) A criança raciocina logicamente sobre eventos concretos e consegue classificar objetos de seu mundo em vários ambientes. ( ) O bebê constrói o significado do seu mundo pela coordenação de experiências sensoriais com o movimento. ( ) O adolescente é capaz de raciocinar logicamente e de maneira mais abstrata e idealista. ( ) A criança pequena demonstra crescente pensamento simbólico pela ligação de seu mundo com palavras e imagens. Assinale a sequência CORRETA:

Segundo as DCNEI, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as:

“A criança brinca porque, primeiramente, esta é uma atividade constitutiva do ser humano, e porque ela tem necessidade de agir em relação não apenas aos objetos que estão ao seu alcance, mas em relação ao mundo mais amplo dos adultos” (LEONTIEV, 2001, p.124). E, assim, a criança ao brincar vai criando suas experiências, contribuindo e construindo conhecimentos acerca do mundo e do outro com quem se relaciona. Marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) É válido ressaltar a importância do jogo e da brincadeira no processo de aprendizagem das crianças. ( ) O jogo humano requer a capacidade de se relacionar com diferentes parceiros e com eles comunicar-se por meio de diferentes linguagens, para criar o novo e tomar decisões. ( ) O jogo simbólico ou faz-de-conta, é ferramenta para a criação da fantasia, necessária a leituras não convencionais do mundo. ( ) Os jogos, não interferem para a aprendizagem de regras sociais. ( ) Afeto, motricidade, linguagem, percepção, representação, memória e outras funções cognitivas estão profundamente interligadas, quando a criança brinca. Assinale a sequência CORRETA:

#Questão 863842 - Pedagogia, Educação Infantil, IBGP, 2021, Prefeitura de Itabira - MG, Professor de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Regência de Classe

Leia e analise as afirmativas a seguir: I- O tema da segurança na escola, hoje mais presente que nunca no cotidiano e na literatura especializada, tem íntima relação com outro, que atormenta dia e noite nossa sociedade: o da violência. Os noticiários de jornais e TV, as rodas de conversas de todas as classes sociais parecem se ocupar cada vez mais com os registros e comentários sobre todo tipo de violência e insegurança. II- A escola, por se situar num espaço urbano cada vez mais populoso e conturbado, acaba sendo também uma vítima das violências da sociedade. Mas ela também contém, em si mesma, relações de força nem sempre harmônicas, que geram violências internas, contribuindo para comprometer a segurança que deveria ser uma de suas características básicas. III- Um exemplo muito recente da construção do conceito de segurança refere-se ao trato com os bebês. Na onda de industrialização que tomou conta dos séculos XIX e XX, inventaram-se os “leites artificiais”, como substitutos mais científicos do leite materno e mais adequados ao preparo de mamadeiras, a que as crianças poderiam ter acesso, independentemente da presença das mães. As consequências dessa luta de forças entre a sede do lucro de empresas e a conduta biologicamente correta, longamente preparada pela evolução da natureza e da sociedade, evidenciaram-se com a “insegurança” da saúde dos bebês, ou seja, com o aparecimento de doenças físicas e psicológicas causadas pela falta do aleitamento materno. Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis