Questões de Odontologia da PUC/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia da PUC/PR

A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, conhecida como projeto SBBrasil, é uma grande ação promovida pelo Ministério da Saúde que visa coletar informações a respeito da saúde bucal dos cidadãos brasileiros. O objetivo desse levantamento é planejar programas de prevenção e tratamento tanto em nível nacional quanto municipal. Nela estão contidas informações sobre cárie dentária, doenças gengivais, condições de oclusão, necessidade de próteses, fluorose dentária, entre outros. A respeito da fluorose dentária, os índices obtidos pelo SBBrasil de 2010 revelaram que a prevalência dessa condição nas regiões centro-oeste e norte é menor do que a média do Brasil, sendo, respectivamente, 11,3%, 10,4%, enquanto que a média nacional é de 16,7%.

 Levando em consideração etiologia, características histopatológicas e clínicas da fluorose dentária, analise as assertivas a seguir.

I. A fluorose dentária é uma alteração do esmalte com etiologia multifatorial que está relacionada com a ingestão excessiva e prolongada de fluoreto durante a amelogênese.

II. Entre as causas que podem resultar na formação do esmalte defeituoso, polimorfismos genéticos vêm sendo associados com a alteração do esmalte, especialmente em áreas com fluorose endêmica.

III. O período de maior suscetibilidade para a fluorose dentária nos dentes permanentes é por volta de 12-14 anos de idade, tanto para meninos quanto para meninas.

IV. O diagnóstico diferencial de fluorose, especialmente em casos de fluorose branda, é mais difícil. Nesses casos um importante ponto que deve ser considerado é a simetria das lesões nos dentes envolvidos.

V. Durante a maturação do esmalte, no final do seu período de formação, a matriz proteica deve ser removida e substituída por minerais. Na presença de flúor, a remoção final da matriz proteica não ocorre de maneira adequada.

Assinale a alternativa que indica apenas a(s) assertiva(s) CORRETA(S).

Uma mãe procurou atendimento em um consultório odontológico 1 dia após o filho de 2 anos sofrer um traumatismo dentário. Na consulta, relatou que o filho estava brincando na sala de casa com um carrinho quando escorregou e bateu a boca no chão. Imediatamente ela pegou a criança no colo e, após acalmá-la, verificou que o lábio superior estava edemaceado e que o dente 51 apresentava um sangramento gengival discreto. O odontopediatra, na consulta, observou o aumento de volume em região central de lábio superior e uma discreta mobilidade no dente 51. Radiograficamente não foram verificadas alterações. Considerando-se o relato da mãe e as características clínicas e radiográficas, o tipo de traumatismo dentário e a conduta mais adequada nesse caso são, respectivamente,

Paciente do sexo feminino, 12 anos de idade, compareceu para atendimento queixando-se de um aumento de volume localizado em assoalho bucal. Durante a anamnese, a mãe da paciente não referiu doenças pré-existentes e relatou que há cerca de 1 mês a filha apresentou uma alteração com as mesmas características, no mesmo local, porém com tamanho discretamente menor, que se rompeu espontaneamente. A paciente informou ainda, durante a anamnese, que não sente dor, apenas um pouco de desconforto ao se alimentar e ao falar. No exame físico extrabucal, não foram observadas alterações. No exame físico intrabucal, verificou-se significativo acúmulo de biofilme nas superfícies dentárias, dente 36 com extensa cárie em superfície oclusal e manchas brancas em dentes ântero-superiores. Verificouse ainda a presença de uma bolha azulada, localizada em assoalho bucal, do lado direito, de consistência macia durante a palpação, medindo cerca de 2 cm de diâmetro, elevando a língua, com evolução de 7 dias. Diante do quadro clínico apresentado, a principal hipótese de diagnóstico é

Atualmente, observa-se que a expectativa de vida da população brasileira está aumentando exponencialmente. Alguns dos fatores que podem explicar esse aumento populacional incluem a redução da mortalidade infantil, a consolidação de políticas públicas que favorecem o cuidado da pessoa idosa e, ainda, os avanços científicos e tecnológicos na área da saúde. Entretanto, há que se considerar que, com o envelhecimento populacional, é importante refletir e planejar estratégias para a capacitação das equipes de saúde a fim de dar assistência integral ao indivíduo idoso considerando as particularidades apresentadas nessa fase da vida. Diante desse contexto, é importante destacar que, no processo de envelhecimento, o indivíduo idoso pode apresentar uma série de alterações, inclusive bucais, que precisam ser identificadas e, se necessário, adequadamente tratadas. Dentre essas condições, podem-se destacar

Sobre a terapia das infecções bucais, sabe-se que a alteração das condições ambientais força algumas bactérias a sofrerem modificações. Assim, as bactérias mais sensíveis aos antibióticos morrem enquanto aquelas mais resistentes sobrevivem, gerando novas bactérias ainda mais adaptadas. Dessa forma, o uso indiscriminado (ou equivocado) de antimicrobianos é apontado como um dos maiores fatores que desencadeiam

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis