A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, conhecida como projet...

A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, conhecida como projeto SBBrasil, é uma grande ação promovida pelo Ministério da Saúde que visa coletar informações a respeito da saúde bucal dos cidadãos brasileiros. O objetivo desse levantamento é planejar programas de prevenção e tratamento tanto em nível nacional quanto municipal. Nela estão contidas informações sobre cárie dentária, doenças gengivais, condições de oclusão, necessidade de próteses, fluorose dentária, entre outros. A respeito da fluorose dentária, os índices obtidos pelo SBBrasil de 2010 revelaram que a prevalência dessa condição nas regiões centro-oeste e norte é menor do que a média do Brasil, sendo, respectivamente, 11,3%, 10,4%, enquanto que a média nacional é de 16,7%.

 Levando em consideração etiologia, características histopatológicas e clínicas da fluorose dentária, analise as assertivas a seguir.

I. A fluorose dentária é uma alteração do esmalte com etiologia multifatorial que está relacionada com a ingestão excessiva e prolongada de fluoreto durante a amelogênese.

II. Entre as causas que podem resultar na formação do esmalte defeituoso, polimorfismos genéticos vêm sendo associados com a alteração do esmalte, especialmente em áreas com fluorose endêmica.

III. O período de maior suscetibilidade para a fluorose dentária nos dentes permanentes é por volta de 12-14 anos de idade, tanto para meninos quanto para meninas.

IV. O diagnóstico diferencial de fluorose, especialmente em casos de fluorose branda, é mais difícil. Nesses casos um importante ponto que deve ser considerado é a simetria das lesões nos dentes envolvidos.

V. Durante a maturação do esmalte, no final do seu período de formação, a matriz proteica deve ser removida e substituída por minerais. Na presença de flúor, a remoção final da matriz proteica não ocorre de maneira adequada.

Assinale a alternativa que indica apenas a(s) assertiva(s) CORRETA(S).

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis