Questões de Odontologia da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia da IBFC

O Tratamento Restaurador Atraumático (ART, do original em inglês Atraumatic Restorative Treatment) foi criado na Tanzânia nos anos 1980 em resposta à dificuldade de tratar os pacientes de maneira convencional, pois em muitas localidades do país não havia energia elétrica para acionar os motores odontológicos. O ART é uma abordagem que se enquadra na proposta da Odontologia de Mínima Intervenção, cujo conceito está baseado na máxima preservação da estrutura dentária, e atua tanto na prevenção da cárie dentária, quanto na paralisação da progressão da lesão. Analise as afirmações a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A técnica envolve a remoção do tecido cariado amolecido, afetado, completamente desmineralizado utilizando apenas instrumentos cortantes manuais, e a permanência do tecido infectado, endurecido e passível de sofrer remineralização. ( ) O ART é indicado para dentes decíduos e dentes permanentes nas seguintes situações clínicas: sulcos e fissuras adjacentes e dentes recém-irrompidos ou que apresentam cicatrículas e fissuras profundas em pacientes de alto risco à cárie. ( ) Dentes com lesões cariosas envolvendo dentina cuja abertura cavitária seja de no mínimo 3 mm para utilização livre do menor escavador, também soma-se à indicação do ART. ( ) Se a lesão de cárie não for acessível com o uso dos instrumentos manuais ou se houver história de sintomatologia dolorosa ou mesmo presença de fístula, abscesso ou mobilidade dental, o ART está contraindicado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

As Coagulopatias Hereditárias são um conjunto de condições que podem ser causadas por deficiência quantitativa e/ou qualitativa de fatores de coagulação (Antunes, Thomas et al. 2005). O principal sintoma é a ocorrência de sangramento excessivo que pode interferir durante o tratamento invasivo como cirurgias e extrações dentárias de um indivíduo portador dessas doenças (Mannucci et al., 2004). Entre as principais, destaca-se a Hemofilia A, Hemofilia B e a Doença de Von Willebrand, correspondendo a mais de 95% dos casos de coagulopatias. Analise as afirmativas a seguir.
______ é a coagulopatia hereditária mais comum. ______ é causada pela deficiência ou ausência de fatores de coagulação IX. ______ é causada pela deficiência ou ausência de fatores de coagulação VIII. ______ é quatro vezes mais comum do que um outro tipo.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

As cirurgias odontológicas são realizadas no dia a dia da atividade profissional do dentista, e apresentam-se com diversos graus de dificuldade. Durante o procedimento de exodontia pode haver fratura de raiz por diversos motivos, fazendo com que essa intercorrência obrigue o profissional a alterar a técnica utilizada, de fechada para aberta, bem como de decidir sobre a permanência do fragmento fraturado, quando o risco sobrepõe o benefício. Segundo Peterson, existem condições para que o fragmento permaneça no alvéolo. Assinale a alternativa incorreta sobre as cirurgias odontológicas. 

São considerados traumas dentários todas as transmissões agudas de energia ao dente e às estruturas de sua sustentação, cujos resultados podem ser desde deslocamento dentário ou esmagamento dos tecidos de sustentação até fratura do elemento dental. Os traumas dentários configuram situações agudas frequentes na prática clínica odontológica, que exigem do profissional um atendimento imediato e minucioso. Existem atualmente diferentes sistemas de classificação de lesões dentoalveolares.
“O deslocamento do dente em uma direção diferente da direção axial, sendo acompanhado por cominuição ou fratura da cavidade alveolar” é a definição do trauma, representado corretamente na alternativa:

Doenças periodontais são os processos patológicos que afetam o periodonto, na maioria das vezes gengivite e periodontite. As periodontopatias são doenças multifatoriais de etiologia infecciosa e de natureza inflamatória, sendo consideradas as segundas maiores causas de patologia oral na população mundial (Morais, Silva, Knobel, Avi e Lia, 2007; Almeida, Pinho, Lima, Faria, Santos e Bordalo, 2006). Sabe-se que a doença periodontal tem uma relação direta com diversas morbidades sistêmicas, tais como aterosclerose, diabetes, complicações gestacionais, problemas respiratórios, problemas pulmonares, e bacteremias (Morais, Silva, Knobel, Avi e Lia, 2007; Munro e Grap, 2004; Pinheiro, Salani, Aguiar e Pereira, 2007; Kumar, 2013). Em gestantes, deve-se ter uma atenção especial às doenças periodontais, pois pode haver alterações na gestação e até mesmo consequências ao bebê quando do seu nascimento. Assinale a alternativa correta quanto essas duas alterações/consequências. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis