Questões de Odontologia da FUNDEP (Gestão de Concursos)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia da FUNDEP (Gestão de Concursos)

Paciente do sexo feminino, 17 anos de idade, chega ao posto de saúde com queixa de sintomatologia em boca em região superior esquerda. Ao exame clínico odontológico, é constatado cavidade no primeiro molar superior esquerdo. O cirurgião dentista pede um exame radiográfico para melhor avaliação.

Assinale a alternativa com o melhor tipo de radiografia para essa situação e o elemento dentário assinalado no pedido. 

Paciente de 42 anos de idade, sexo masculino, agricultor, proveniente do meio rural, com histórico de poucas consultas médicas e odontológicas e baixa assiduidade aos serviços oferecidos. Em consulta de acolhimento realizada pelo profissional cirurgião-dentista, o paciente referia, como queixa principal, ardência e dor na boca devido a uma afta que não cicatrizava. Durante a anamnese, o paciente ainda relatou a ocorrência de outra “afta” que aparecera nas semanas anteriores, com características semelhantes, porém com remissão espontânea. Durante o exame clínico, observou-se lesões em áreas superficiais irregulares de necrose da mucosa, de coloração acinzentada, destacáveis e indolores, em fundo de sulco vestibular superior. Conforme relato do paciente, do primeiro sintoma até a consulta, passaram-se de quatro a seis semanas, assim, o diagnóstico sugestivo era de lesão secundária de sífilis. Após o resultado a positividade para lesão de sífilis e HIV, a abordagem multiprofissional se intensificou e o paciente foi encaminhado para o serviço de referência.
Diante dessas informações, analise as afirmativas a seguir.
I. O processo de trabalho previsto para os centros de saúde pertencentes ao Sistema Único de Saúde (SUS) se dá por meio de equipes multiprofissionais. A equipe multiprofissional de saúde surge como uma alternativa para efetivar o cuidado integral em saúde.
II. Entende-se que o profissional em questão seja atuante em saúde pública, e, além de realizar tratamento de dentes e de processos cariosos, atue na saúde como estado geral do paciente em sua integralidade.
III. O cirurgião-dentista em questão, tendo em vista atuação interdisciplinar, é capacitado para detecção precoce de doenças sexualmente transmissíveis, uma ampliação do cuidado em saúde pelo profissional, com enfoque maior que o problema relacionado à cavidade oral, ou seja, é capaz de detectar um problema do estado geral de saúde do paciente.
IV. Percebe-se que o olhar ampliado sobre o conceito de saúde e a escuta sob a perspectiva do paciente oportunizaram durante uma consulta simples o diagnóstico de um problema grave de saúde.
Estão corretas as afirmativas

No campo da saúde bucal, a organização dos sistemas se mostra favorecida pelo desenho da Política Nacional de Saúde Bucal, que fortalece os princípios do cuidado, da equidade e da integralidade. O Brasil Sorridente direcionou a ampliação no acesso da população à atenção à saúde bucal, em diversos eixos estratégicos e pontos de atenção: na vigilância em saúde bucal (sanitária, epidemiológica, ambiental), na ampliação de sistemas de fluoretação de água, na expansão da oferta de serviços da Atenção Primária à Saúde (APS), na criação e implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e na implantação dos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPDs), na inovação referente à estruturação de Centros / Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON / UNACON).
Diante dessas informações, analise as afirmativas a seguir.
I. A Atenção Primária em Saúde (APS) na configuração das Redes de Atenção responsabiliza-se pela atenção à saúde bucal de seus usuários, constituindo-se na principal porta de entrada do sistema, ofertando ações de saúde de caráter individual e coletivo, e organizando o processo de trabalho de equipes multiprofissionais na perspectiva de abordagem integral do processo saúde doença unidade do sistema.
II. Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) favorecem o acesso da população a procedimentos de maior complexidade tecnológica, não contemplados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
III. Os CEOs assumem a posição de referência especializada de saúde bucal, oferecendo atendimentos como cirurgia oral menor, periodontia e endodontia.
IV. O Brasil Sorridente investiu na organização da atenção hospitalar. Destacam-se a atenção às pessoas com neoplasias bucais e os pacientes especiais que necessitam de anestesia geral. Nas neoplasias bucais, a rede foi fortalecida por meio dos Centros / Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON / UNACON).
Estão corretas as afirmativas

Paciente do sexo masculino, 25 anos de idade, chega ao posto de saúde relatando que possui o hábito de morder o lábio inferior e que frequentemente aparece uma lesão com aspecto de bolha no local traumatizado.

Nesse caso, qual é a hipótese diagnóstica? 

De acordo com Silva et al (2019), no texto “SUS e a Saúde no Brasil” – Abordagem educativa, preventiva e restauradora da cárie precoce na infância: projeto “A Construir Sorrisos” –, analise as afirmativas a seguir.


I. A cárie precoce na infância (ECC) é uma doença crônica que se desenvolve logo após a irrupção dos dentes. Se a exposição dos dentes a alimentos altamente cariogênicos se mantiver e nenhuma medida preventiva / interceptativa for implementada, o processo de desmineralização avançará através do esmalte para a dentina, levando à destruição da coroa dentária rapidamente.

II. Considerada um problema de saúde pública e uma das doenças mais prevalentes na primeira infância, a cárie precoce afeta cerca de 60 a 90% das crianças globalmente, principalmente aquelas de comunidades em desvantagem.

III. Ambientes socioeconômicos desfavoráveis, onde há uma grande necessidade de tratamento, limitações do acesso e da disponibilidade dos serviços de saúde associados a uma deficitária educação em saúde favorecem o avanço das lesões cariosas a estados mais avançados da doença.

IV. Lesões de cárie não tratadas podem progredir para episódios de dor e infecção que culminam em menor frequência da criança à escola, afeta a capacidade de comer, dormir e falar. Pode gerar problemas de má nutrição, comprometendo o crescimento e o desenvolvimento da saúde geral com decréscimo da qualidade de vida.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis