Questões de Odontologia da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia da FUNDATEC

As fraturas isoladas do palato são raras, mas 8% a 13% das fraturas Le Fort tornam-se complicadas pela presença de fraturas palatais concomitantes. A maioria dos pacientes apresenta, nessa condição, notáveis sinais e sintomas de fratura palatal. As indicações da presença desse tipo de fratura no exame clínico incluem lacerações do lábio e de gengiva e palato. Uma alteração na oclusão também é frequentemente notada, com o segmento maxilar deslocado anterolateralmente. O diagnóstico é confirmado por uma TC maxilofacial com cortes axial e coronal. Conforme a classificação das fraturas palatais com base na localização anatômica da fratura, proposta por Hendrickson et al. (1998), a fratura parasagital (padrão de fratura mais comum em adultos – 63%), por causa do osso fino parassagitalmente, que difere da fratura alvéolo anterior pela inclusão do canino maxilar, é do tipo: 

O desenvolvimento do côndilo e do restante da mandíbula ocorre separadamente, impactando no desenvolvimento de malformações da mandíbula. Acerca do desenvolvimento das cabeças mandibulares (côndilos), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Por volta da 8ª semana de vida intrauterina, observa-se uma condensação ectomesenquimal na região posterior da mandíbula em fase de formação, na qual é originada uma cartilagem hialina com a morfologia arredondada, a qual definirá o côndilo por aposição celular. ( ) Por volta da 14ª semana de vida intrauterina, inicia-se o processo de ossificação endocondral na cartilagem do côndilo. ( ) A partir da 28ª semana, são verificados os contornos da fossa mandibular e do tubérculo articular do osso temporal, aparecendo, em seguida, a membrana sinovial.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#Questão 935123 - Odontologia, Prótese, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Odontólogo (Buco-Maxilo-Facial)

Os implantes bioabsorvíveis foram inicialmente desenvolvidos e utilizados em cirurgia craniofacial pediátrica em 1996, mas foram inicialmente descritos na literatura em 1971 para aplicação no esqueleto facial. Os sistemas bioabsorvíveis têm sido extensivamente usados e estudados em cirurgia craniofacial pediátrica. Existem muitas variedades de materiais bioabsorvíveis, e os mais modernos são permutações de um polímero de ácido _________ e/ou poliglicólico. Diferenças nas proporções entre os ácidos lático e glicólicos, pesos moleculares e mecanismos de polimerização podem contribuir para a variabilidade nas taxas de reabsorção e características de manipulação. O ácido ________ reabsorve como lactato, processo que leva mais tempo para ocorrer do que a __________ do ácido poliglicólico em dióxido de carbono. As taxas de reabsorção relatadas para esses materiais variam entre 12 e 36 meses, como descrito pelos fabricantes, mas muitos relatos indicam que essas placas podem estar palpáveis mesmo depois de ______ anos.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Uma fratura de face pode acometer os nervos com lesões parciais ou completas. Considerando os principais pares cranianos que fazem trajeto na face, seu tipo e função, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) VI – Abducente, motor, movimento do globo ocular. ( ) VIII – Vestibulococlear, sensorial, audição e equilíbrio. ( ) III – Oculomotor, sensorial, movimento dos músculos da pálpebra e do globo ocular. ( ) IV – Troclear, motor, audição e equilíbrio.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A maximização do sucesso na cirurgia de esqueleto depende do acesso adequado e da sua exposição. A cirurgia do esqueleto é simplificada e executada prontamente quando as partes envolvidas são suficientemente expostas. Segundo Zide e Ellis III (2006), a cirurgia do esqueleto da face, além da conveniência cirúrgica, apresenta vários fatores na escolha do local da incisão; dentre os quais, é possível citar, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis