Questões de Odontologia da FUNDATEC

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Listagem de Questões de Odontologia da FUNDATEC

O processamento radiográfico baseia-se na imersão do filme radiográfico em soluções processadoras, seguindo-se esta sequência: revelação, lavagem intermediária, fixação e lavagem final para o processamento manual e revelação, fixação e lavagem final para o processamento automático. Processar filme radiográfico em consultório odontológico compete ao: 

O processo de esterilização deve ser comprovado por meio de monitoramento físico, químico e biológico, sendo uma das atribuições do pessoal auxiliar dos consultórios odontológicos “executar limpeza, assepsia, desinfeção e esterilização do instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho”. O uso de indicadores que avaliam o ciclo de esterilização, pela mudança de cor, na presença da temperatura, tempo e vapor saturado, conforme o indicador utilizado, é classificado como monitoramento:

O gerenciamento é tido como um processo capaz de minimizar ou até mesmo impedir os efeitos adversos causados pelos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), do ponto de vista sanitário, ambiental e ocupacional, sempre que realizado racional e adequadamente. Os resíduos gerados nos serviços odontológicos podem ser classificados em biológicos, químicos, perfurocortantes ou escarificantes e comuns. Segundo a ANVISA (2006), “Produtos antimicrobianos, citostáticos e antineoplásicos; imunossupressores, quando apresentarem prazo de validade vencido ou se tornarem impróprios para o consumo” são classificados como resíduos: 

Considerando o perfil de competências profissionais do Técnico em Higiene Dental e do Auxiliar de Consultório Dentário, definido pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES e da Coordenação Nacional de Saúde Bucal – CNSB (2004), a Competência 1 – Desenvolver em equipe ações de promoção da saúde e prevenção de riscos ambientais e sanitários, visando a melhoria da qualidade de vida da população requer as seguintes habilidades, EXCETO:

Conforme as diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal (2004), os conteúdos de educação em saúde bucal devem ser pedagogicamente trabalhados, preferencialmente de forma integrada com as demais áreas. Poderão ser desenvolvidos na forma de debates, oficinas de saúde, vídeos, teatro, conversas em grupo, cartazes, folhetos e outros meios. Deve-se observar a Lei Federal nº 9.394/1996, que possibilita a estruturação de conteúdos educativos em saúde no âmbito das escolas, sob uma ótica local, com apoio e participação das equipes das unidades de saúde. Sobre essas atividades, é correto afirmar que:

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