Questões de Odontologia da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia da CESPE / CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relacionados aos diagnósticos e tratamentos cirúrgicos de cistos, afecções radiculares e perirradiculares. Entre os cistos de origem odontogênica, o cisto radicular é a entidade patológica de origem inflamatória mais comum. É assintomático na maioria dos casos; porém, quando atinge grandes proporções, podem estar presentes tumefação, assimetria facial, sensibilidade e mobilidade dentária.

Julgue os itens a seguir, relacionados aos diagnósticos e tratamentos cirúrgicos de cistos, afecções radiculares e perirradiculares. O diagnóstico final de um cisto radicular só é possível mediante exame histopatológico em que é encontrada a presença de cavidade patológica revestida por epitélio cúbico estratificado.

No que diz respeito à análise de resultado de biópsias, julgue os itens subsecutivos. A maioria dos laudos histopatológicos estabelece um diagnóstico definitivo; porém, há ocasiões em que o diagnóstico é equivocado e pode não ter relação com os aspectos clínicos da lesão biopsiada. Nesses casos, é melhor encaminhar o material biopsiado a um patologista oral do que a um departamento de patologia geral.

No que diz respeito à análise de resultado de biópsias, julgue os itens subsecutivos. O resultado da biópsia é obtido normalmente utilizando-se a coloração de rotina (azul de toluidina) sobre o tecido biopsiado, e o tempo necessário entre a remoção da lesão e o diagnóstico do patologista gira entre cinco e dez dias.

No que diz respeito à análise de resultado de biópsias, julgue os itens subsecutivos. O cirurgião-dentista está legalmente habilitado à realização de biópsias na cavidade bucal; no entanto, a interpretação do resultado do exame histopatológico deve ser feita em conjunto com um médico especialista em cabeça e pescoço.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis