Questões sobre Traumatismo Dentoalveolar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Traumatismo Dentoalveolar

Atenção: Para resolução das questões de números 47 a 51, considere o enunciado a seguir:

Paciente com 24 anos de idade, sexo feminino, sofreu um acidente automobilístico ocorrido havia cerca de 40 minutos, que resultou na avulsão dos dentes 11 e 21. O exame clínico mostra a coroa do dente 22 posicionada em direção palatina e ao exame radiográfico a imagem deste dente mostra-se encurtada e com maior radiopacidade.

A fratura das paredes do alvéolo é detectada pela presença de

Senhora, 63 anos de idade, é atendida na sala de emergência do Hospital “X”, 50 minutos após sofrer traumatismo dentário em acidente automobilístico. A paciente trouxe um elemento dentário em um frasco com leite. Após breve anamnese, constata-se tratar de indivíduo saudável e com bons hábitos de higiene dentaría. O exame clínico mostrou ausência do elemento 11 e luxação do 21. O exame radiográfico revelou a inexistência de fraturas. Baseando-se nesses fatos, analise as afirmativas a seguir:

I. A conduta mais indicada nesse caso é o reimplante do elemento 11 e o reposicionamento do 21 com imediata contenção rígida por 45 dias, devidamente acompanhada por exames radiográficos.

II. Deve-se medicar com antibioticoterapia e aguardar 48 horas para a realização do reimplante do elemento 11, sendo realizado o reposicionamento imediato do 21.

III. Pode ser realizada a exodontia imediata do elemento 21 e posterior confecção do prótese dentária.

Está(ão) CORRETA(S):

Paciente do sexo masculino, 60 anos de idade, ao ser atendido na sala de emergência por traumatismo ocorrido no dente 12, no dia anterior. O exame radiográfico revelou fratura radicular horizontal de terço médio. O exame clínico mostrou mobilidade dentária com deslocamento na porção coronária, sem alteração periodontal. Nesse caso, qual o tratamento imediato?

Para se evitar intercorrências indesejáveis no pós-operatório, após avulsão de um dente decíduo, devemos proceder aos seguintes mecanismos, EXCETO:

Paciente do sexo masculino , com 17 anos de idade, sofreu uma cotovelada jogando futebol. O elemento 12 sofreu fratura da coroa no seu terço médio, onde havia presença de dentina infectada sob uma restauração classe III . Devido à fratura ocorreu exposição pulpar e intenso sangramento. Felizmente, o pedaço fraturado não se perdeu. O procedimento clínico de emergência para o caso é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis