Questões sobre Terapêutica e Farmacologia Odontológica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Terapêutica e Farmacologia Odontológica

Uma paciente de 40 anos de idade procurou tratamento queixando-se de boca seca e do aspecto geral do seu sorriso que a deixava com ar mais envelhecido. O exame clínico revelou ausência dos molares superiores e inferiores. Nos pré-molares superiores tinham restaurações de amálgama oclusais enegrecidas e muito porosas. Os caninos superiores estavam hígidos, mas ligeiramente extruídos e vestibularizados. Os dentes anteriores superiores apresentavam múltiplas restaurações de cor alterada e desgaste incisal acentuado. Os incisivos e caninos inferiores estavam hígidos. Os pré-molares inferiores estavam ligeiramente distalizados, sem restaurações. O exame radiográfico não mostrou alterações periapicais ou periodontais. Na anamnese, a paciente relatou o uso de medicações para controle da hipertensão.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A queixa da paciente referente à boca seca pode estar relacionada ao uso da medicação anti-hipertensiva.

Quanto a antibióticos, julgue os itens subsequentes. As famílias de antibióticos que atuam na parede celular bacteriana são os macrolídeos e as quinolonas.

Quanto a antibióticos, julgue os itens subsequentes. Segundo a American Heart Association, a bacteremia causada por procedimentos rotineiros é proporcionalmente tão ou mais significativa que os procedimentos dentários. A bacteremia traduz a presença de bactérias no sangue circulante, enquanto a toxemia exprime o acúmulo excessivo, no sangue, de toxinas bacterianas. Estima-se que o número de bactérias que entra na circulação sanguínea, após o tratamento dentário, está entre 1 e 10 bactérias por mililitro de sangue.

Quanto a antibióticos, julgue os itens subsequentes. De acordo com a American Heart Association, para prevenir profilaticamente a endocardite bacteriana, deve-se prescrever amoxicilina, 2,0 g VO para adultos e 50 mg/kg para crianças, em dose única. As drogas alternativas no caso de hipersensibilidade são: cefalexina, 2,0 g VO para adultos e 50 mg/kg para crianças, em dose única; clindamicina 600 mg VO para adultos e 20 mg/kg para crianças, em dose única; azitromicina ou claritromicina 500 mg VO para adultos e 15 mg/kg para crianças, em dose única 1 hora antes do procedimento.

Considerando o objetivo da terapêutica odontológica, que consiste em sempre escolher o antimicrobiano que reúna maior eficácia, menores efeitos colaterais, menor indução de resistência e menor custo, julgue os itens subsequentes.

O uso sistêmico de antibióticos é de grande importância no tratamento das doenças periodontais crônicas porque pode suprimir alguns patógenos presentes no nível subgengival; no tratamento de raspagem e alisamento radicular, por exemplo, combinado ou não com cirurgia, os pacientes alérgicos à penicilina devem ser tratados com a administração de doxiciclina por catorze dias.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis