Questões sobre Farmacologia na Odontologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Farmacologia na Odontologia

#Questão 1045352 - Odontologia, Farmacologia na Odontologia, FGV, 2022, TCE-TO, Analista Técnico - Odontologia

No caso de paciente com histórico de infarto agudo do miocárdio (IAM) recente, que necessita de um procedimento de exodontia por conta de fratura radicular longitudinal gerando dor, é recomendado: 

#Questão 1045355 - Odontologia, Farmacologia na Odontologia, FGV, 2022, TCE-TO, Analista Técnico - Odontologia

A forma de apresentação dos medicamentos interfere diretamente com a aceitação do uso por parte dos pacientes.
Quando se deseja mascarar o gosto do medicamento e assegurar boa aceitação por parte do paciente, deve ser escolhida a seguinte forma de apresentação:

#Questão 1045356 - Odontologia, Farmacologia na Odontologia, FGV, 2022, TCE-TO, Analista Técnico - Odontologia

Ao prescrever medicamentos, é importante que o cirurgião-dentista atente para possíveis interações farmacológicas. No caso da varfarina, há relato em bula de que determinados antibióticos podem potencializar seu efeito.
Os antibióticos que potencializam o efeito da varfarina, aumentando o INR do paciente, são: 

No tratamento de complicação de um procedimento odontológico em que há ocorrência de comunicação buco-sinusal, e após 7 dias do ocorrido há presença de exsudato purulento, que submetido a exame de cultura bacteriana aponta o crescimento da bactéria Fusobacterium sp, o cirurgião-dentista deve prescrever antibioticoterapia associada aos demais procedimentos a serem realizados. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o antibiótico indicado para tratar essa infecção e justificativa para a prescrição.

Considere as seguintes informações sobre antibióticos.

I - O metronidazol é um antimicrobiano bactericida muito eficaz contra bactérias anaeróbias gramnegativas, não possuindo atividade contra bactérias aeróbias e anaeróbias facultativas. Está indicado (quase sempre em associação com a amoxicilina ou outra penicilina) nos casos de infecções bucais mais avançadas, especialmente na presença de celulite ou nos quadros de pericoronarite, quando há o predomínio de bactérias anaeróbias estritas.

II - A amoxicilina, que também faz parte do grupo das penicilinas, tem sido a droga de escolha para o tratamento de infecções bacterianas bucais em fase inicial, quando ainda predominam as bactérias aeróbias e anaeróbias facultativas.

III - A ciprofloxacina, da família das quinolonas, não atinge as bactérias anaeróbias geralmente encontradas nos abscessos endodônticos. Seu uso pode ser considerado apenas em infecções persistentes, após testes de cultura e sensibilidade que demonstrem a presença de bactérias suscetíveis.

IV - A clindamicina possui um espectro de ação que abrange bactérias aeróbias, anaeróbias facultativas gram-positivas e anaeróbias estritas. É a melhor escolha para pacientes com história de alergia às penicilinas no caso de tratamento de infecções bacterianas bucais de maior gravidade. Atinge concentrações ósseas similares às concentrações plasmáticas.

Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis